terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Yehuda, uma autoridade com prazo de validade

Por Yochanan ben Avraham

Introdução:
No capítulo 49 de Bereshit (Gênesis), temos um dos trechos mais significativos de todo o Tanach (também conhecido com Velho Testamento), pois nele Ya’akov avinu (Ya’akov nosso pai), inspirado pela Ruach ha Kodesh (Espírito de Santidade), anuncia a seus filhos o que o futuro lhes reservava, ou seja, Ya’akov declarou uma profecia sobre o fim dos dias para todos os seus filhos, os filhos de Israel.

De todas as profecias deste capítulo, uma em especial nos chama a atenção, nos referimos à profecia dirigida a Yehudá. Nesta profecia é notória a proeminência deste sobre os demais, pois é dito no versículo 10 que o cetro não se afastará de Yehudá e nem a legislação de entre seus descendentes. Porém, (e é aí que se inicia uma grande revelação!), este dominar e legislar ao que parece, teria um “prazo de validade”...notemos o final do versículo 10: “...até que venha Shiló, e a ele a reunião de povos seguirá
Chaverim (amigos), é inegável o teor messiânico destas palavras, mas isso não é nenhuma novidade... mas se não é, o que chama a atenção então? O que chama a atenção são os detalhes que, não só a Torá, mas todo o Tanach nos dá sobre este personagem identificado aqui como “Shiló”, vejamos então:


1- QUEM É SHILÓ ?

Primeiramente, vejamos o que Rashi (Rabi Shlomo Yitzchak, comentarista da Torá 1040-1105) disse sobre Bereshit (Gênesis) 49.10:

“Não se afastará o cetro de Yehudá” = De David em diante.

“e os legisladores dentre seus pés” = São os lideres (nassi’im) de eretz (terra) Israel [os nassi’im eram os líderes do sanhedrin (sinédrio) composto por 71 shoftim (juízes)].

“Até que venha Shiló” = É o Rei Messias, que é o Reino.

“A Ele se ajuntarão os povos” = a Ele os ‘gentios’ seguirão.


Podemos ver nitidamente que a midrash de Rashi diz que Shiló é o Mashiach. Segundo o texto de Bereshit, o cetro não se afastaria de Yehudá e nem a legislação dentre seus pés (descendência), até que viesse Shiló.
Rashi diz que isso deve ser contado a partir de David e segundo a história Tzedekiah (Zedequias) descendente de David, filho de Yoshiyahu (Josias), foi o Último rei de Yehudá, mas quando foi levado por Nevuchadenetzar (Nabucodonosor) para a Babilônia como escravo, o cetro foi afastado de Yehudá. Mas a profecia diz que não se afastaria até que viesse Shiló. Depois do retorno dos yehudim (judeus) à Judéia, ainda existia o sanhedrin e esses eram os legisladores da época, e a eles eram levadas as causas de juízo do povo. Até a destruição do segundo Beit Ha Mikdash (Templo) ainda existiam os legisladores, mas com o exílio (gálut/diáspora) do povo, o sanhedrin (sinédrio) deixou de existir. Sendo assim, os legisladores da época foram afastados dentre os pés de Yehudá. Mas isso, só poderia acontecer após a vinda de Shiló (Mashiach)!!! Pois está escrito: “...até que venha Shiló (Mashiach)” então, se o cetro e a legislação foram retirados, onde está Shiló?? Poderíamos responder agora, mas vamos continuar o raciocínio...

Em Yeshayahu (Isaías) 22.20-22 está escrito:

“Naquele mesmo dia chamarei o meu servo Eliakim, filho de Hilkiyahu (Hilquias). Vesti-lo-ei com a tua túnica, cingi-lo-ei com o teu cinto, porei em suas mãos as tuas funções; ele será um pai para os habitantes de Yerushalayim e para a casa de Yehudá. Porei sobre seus ombros a chave da casa de David: quando ele abrir, ninguém fechará; quando ele fechar ninguém abrirá.”

Conforme é instruído em Devarim 17.14 em diante, o rei de Israel receberia a incumbência de legislar a Torá. E no texto de Yeshayahu que acabamos de ler, vimos esta autoridade sendo outorgada a Eliakim. Agora, compare isto com Matitiyahu (Mateus) 16. 18 e 19, e perceba o seguinte: chave de David (do Reino) é sinônimo de autoridade para legislar, ou seja, autoridade para fazer halachá. E esta autoridade que era reconhecida por Yeshua ben Yossef, conforme pode ser verificado em Matitiyahu 5.22, foi entregue a seus talmidim (discípulos)!

A última frase do versículo 10 de Bereshit 49 diz que os ‘goym’ (estrangeiros) iriam seguir a Shiló. Pergunto: “Quem foi certo Judeu, que trouxe uma nova halachá (interpretação/legislação) a Torá e passou a ser seguido por milhares de estrangeiros?? Bem, O cetro já passou de Yehudá a tempos, a legislação também e isso só aconteceria após a chegada de Shiló, será que algum personagem na história preenche estes requisitos?

Vejamos agora Bereshit 49.11 combinado com Zechariyah (Zacarias) 9.9 e leiamos Matitiyahu (Mateus) 21.1-11. Será que isso significa alguma coisa importante?

Compare também Yeshayahu 8.6 com Yochanan 9.7 e perceba que Yehudá rejeitaria o Enviado. Voltando a pergunta feita anteriormente, acrescente mais essa: Que judeu, após pregar a Teshuvá (arrependimento) ao seu povo, foi rejeitado?


2-ROUPA E O MANTO LAVADO NO SANGUE DAS UVAS

Outra característica peculiar de Shiló, está no fato dele ter suas vestes lavadas no vinho (sangue das uvas), no Tanach, mais precisamente no sefer Yeshayahu ha navi (livro de Isaías o profeta) temos outra profecia muito semelhante, vejamos:

“Quem é este que vem de Edom, de Bosra com vestes fulgurantes, que vem majestoso no seu traje, marchando na plenitude do seu vigor? ‘Sou EU, que promovo a justiça, que sou poderoso para salvar’. E por que essa cor vermelha no teu traje? Por que as tuas vestes se parecem com as de alguém que tenha pisado a uva no lagar?” (Yeshayahu 63.1 e 2)

Neste trecho, além de vermos uma nítida associação com Shiló (Mashiach), temos um elemento a mais, pois este que vem como quem pisou uvas no lagar é o próprio YHWH. E na história, apenas uma pessoa teve coragem suficiente para afirmar ser um com o Criador. A beleza das escrituras pode ser admirada mais ainda se compararmos estes textos (Bereshit 49.11; Yeshayahu 63.1,2) com Guilyana (Apocalipse) 19. 11-13.


3- PROFECIA PARA O FIM DOS DIAS

Ya’akov foi bem específico acerca do tempo em que suas palavras iriam se cumprir, no fim dos dias. Então, obviamente, o período seria bem posterior aos seus filhos sendo destinada a muitas gerações após eles. Sendo assim, voltando-nos para o termo “fim dos dias”, podemos encontrar diversas palavras destinadas a esse período revelando acontecimentos que elucidariam muitas questões.

Um dos acontecimentos reservado para o fim dos dias que se encaixa perfeitamente na profecia de Ya’akov em Bereshit 49.10 encontra se no sefer Oshea ha navi (livro de Oséias o Profeta) 3.5, um livro que trata com detalhes a questão da divisão e restauração do Reino de Israel (12 tribos). Houve um período na história de Israel, mais precisamente no ano 921 AEC, que o Reino se dividiu em Yehudá, reino do sul composto por Yehudá e Binyamin (Benjamim) e Israel (ou Efraim), reino do norte composto pelas 10 tribos restantes que seguiram a Yerovan I (Jeroboão I) como pode ser verificado em melachim alef (1º Reis)12.16-19. Estas dez tribos foram assimiladas pelas nações estrangeiras (ver Oshea 7.8), perderam suas características israelitas, seu idioma, sua Fé e etc. E passaram a ser conhecidas historicamente como as ovelhas perdidas da casa de Israel (Efraim). Sendo considerados, inclusive, como goym (estrangeiros). Com isso em mente leiamos Matitiyahu 15.24, (sem perder Bereshit 49.10 de vista!) e façamos as seguintes perguntas:

1ª) Quando Shiló viria?

2ª) Até quando Yehudá dominaria?

3ª) Quem o seguiria ?

4ª) Quando Efraim (multidão de povos) retornaria a YHWH ?

5º) Quem são as ovelhas perdidas da casa de Israel ?

Eis as respostas:

1ª) Shiló viria no fim dos dias

2ª) Até que Shiló chegasse

3ª) Os ‘gentios’

4ª) No final dos dias

5ª) Efraim (10 tribos do norte)

Após este pequeno questionário, espero que possamos perceber que Yeshua é o Shiló anunciado pela Torá, pois é Ele quem recebeu toda autoridade sobre o céu e sobre a terra. Portanto, é à sua halachá (legislação) que devemos nos submeter.

Conclusão:
 Não devemos nos deixar levar pela a halachá de quem já não tem mais autoridade para tal, pois ao negarem o Mashiach, não possuem condição de instruir a ninguém na verdade, pois como disse Yeshayahu o profeta:

“Então YHWH, em um só dia, decepou de Israel cabeça e cauda, palma e junco. (o zaken (ancião) e o dignatário são a cabeça, o profeta que ensina a mentira é a cauda.) Os condutores deste povo o desencaminham; assim os seus conduzidos estão transviados.”(Yeshayahu 9.13-15)

Desde um passado remoto, o Eterno tem advertido o povo a não se desviar de sua Torá, mas aqueles que deveriam instruir na verdade, acrescentaram mandamentos com uma suposta Torá oral, desprezando a própria Torá escrita (Ler D’varim (Deuteronômio) 4.2) sincretizaram mandamentos com costumes pagãos, absorveram o misticismo pagão, adaptaram a Torá escrita às diversas superstições adquiridas nas diversas diásporas. Não é a toa que o Eterno levantou o Yirmeyahu ha navi para dizer:

“Assim disse YHWH:
Parai sobre os vossos caminhos e vede, perguntai sobre as sendas de outrora: qual era o caminho do bem? Caminhai nele! Então alcançareis repouso para vós.” (Yirmeyahu 6.16)

Esta senda de outrora, o caminho do bem pode ser identificada nesta seguinte citação:

Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Matitiyahu 11.28-30).


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O mover da nuvem

Por Yochanan ben Avraham

O período de peregrinação no deserto vivido pelo povo de Israel, além dos inúmeros milagres testemunhados, está repleto de lições para os 'talmidim' (discípulos) de Yeshua para que estes seguissem suas jornadas cientes do percurso que enfrentariam, haja vistas para o fato de que o 'talmid' (discípulo) de Yeshua está enxertado na 'Oliveira' (Israel) conforme lemos em Ruhomayah (Romanos) 11.
Sabedor destas coisas, Sha'ul hash'liach (Paulo o emissário) fez uso desta realidade para orientar as kehilot (congregações) espalhadas pelo mundo de então e, porque não dizer de hoje, como vemos em Curintayah alef (I Coríntios) 10.
Com este mesmo objetivo, tentaremos expor neste pequeno artigo o momento que nós, israelitas do Caminho, estamos vivendo.
Conforme lemos em Bamidbar (Números), vimos que a jornada de Israel seguia o "ritmo" ditado pelo Eterno através do movimento da nuvem (Nm. 9.17), este "ritmo" poderia ser lento (Nm 9. 19) ou acelerado (Nm 9.21). Agora, pensemos um pouco: muitas vezes o povo deve ter chegado aos acampamentos determinados por HaShem, exaustos...mas mesmo assim montavam suas tendas, montavam o mishkan (tabernáculo), tomavam "um fôlego" e aí...a nuvem voltava a se mover! E começava tudo de novo: desmonta tenda, desmonta mishkan e ...vamos em frente!
Trazendo isso para o nosso momento, quantos de nós levantamos nossos "acampamentos" do cristianismo (em todas as suas formas), enfrentamos o calor e a aridez do deserto durante o dia e o frio e a escuridão durante a noite (que podem ser perfeitamente metáforas para as calúnias, perseguições e abandonos que sofremos por iniciarmos nossa Teshuvá (Retorno) ao Eterno e sua Torá). Conduzimos nossos "rebanhos" e nossas "tendas" até o lugar que achávamos seguro (judaísmo rabínico) e, subitamente, a "nuvem" começa a se mover! Então, mesmo que cansados ou feridos, levantamo-nos e recomeçamos nossa jornada... E nesse momento, nos lembramos dos profetas e dos emissários de Yeshua HaMashiach:

"Levantai-vos e ide, pois aqui não é lugar de descanso, por causa da impureza que traz destruição, destruição enorme." (Miqueias 2.10)

"Pois aqui não temos cidade permanente, mas buscamos a que virá." (Ivrit (Hebreus) 13.14)

"Mas nossa pátria está no céu, de onde também aguardamos um Salvador, O Senhor Yeshua HaMashiach."  (Fp. 3.20) 

É bem verdade que, alguns, durante o percurso encontraram "bons acampamentos" (como os rubenitas, gaditas e menashitas e decidiram “ficar por ali mesmo” ,ver Nm. 32), no entanto, mesmo estes não devem ficar de braços cruzados enquanto os seus outros irmãos lutam.
Amados, sei que muitos de nós estamos cansados por causa do árduo caminho percorrido até aqui, mas quero lembrar-lhes a promessa de YHWH nosso Elohim que diz: "...os que esperam em YHWH renovarão suas forças; subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; andarão e não se fatigarão..." (Yeshayahu 40.31)

Chazak !!!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Os Homens e os "uniformes"

Por Yochanan ben Avraham

Alguns anos atrás, ouvi uma preleção de um rabino amigo meu que, na época, não me disse muita coisa, mas hoje o conteúdo do seu discurso emergiu das profundezas de minhas memórias trazendo ao meu entendimento uma compreensão muito peculiar sobre o comportamento de muitas pessoas. Trata-se da fixação de certas pessoas pelo "uniforme". Isso mesmo, o uniforme!! Não estou falando da uniformidade do pensamento, da Fé ou afins, mas da "uniformidade exterior". A mesma roupa, o mesmo jeito de falar, os mesmos trejeitos...

Qual seria a razão desta fixação? Poderiamos supor vários motivos como: o estar inserido socialmente, fazer parte de uma elite qualquer ou simplesmente se destacar entre os demais... Mas existe algo mais sombrio que iremos relatar mais adiante.

Um tipo de "uniforme indireto" é o que conhecemos como 'moda' ou 'fashion'. Todos querem estar na 'moda' ou ser 'fashion' não é verdade ?? E por conta disso, quantos pais não tiveram que fazer verdadeiras 'ginásticas' porque seus filhos (principalmente os adolescentes) 'exigiram' aquela calça, aquele tênis, aquele celular e etc. O que poucos atentam é que , ao se "uniformizar", as pessoas estão na verdade se "camuflando" e não se "transformando"!! Explico: No âmbito religioso (principal foco desta reflexão) é comum pessoas almejarem um reconhecimento de sua mudança de vida, para sua aceitação no grupo. Fazer parte de alguma coisa, muitas vezes ultrapassa o sentido maior de uma conversão (e porque não dizer Teshuvá) que é ser uma nova criatura. Leiamos Efésios 4.17-32:

"E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.
Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Elohim pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;
Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
Mas vós não aprendestes assim a Mashiach,
Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Yeshua;
Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
E vos renoveis no espírito da vossa mente;
E vos revistais do novo homem, que segundo Elohim é criado em verdadeira justiça e santidade.
Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Não deis lugar ao diabo.
Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
E não entristeçais a Ruach ha Elohim, no qual estais selados para o dia da redenção.Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Elohim vos perdoou no Mashiach.”

E ainda Gálatas 6. 12-16:

"Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa do madeiro do Mashiach.
Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.
Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser no madeiro de nosso Senhor Yeshua HaMashiach, pela qual o mundo está executado para mim e eu para o mundo.
Porque a circuncisão e a incircuncisão não são nada sem uma nova criação.
E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Elohim."

A uniformização exterior, permite que muitas pessoas que ainda não estão libertas, se "escondam" por traz das gravatas, dos paletós, dos talitot, das longas barbas, dos vestidos longos, dos véus e etc. aliás, esconder suas "vergonhas" é uma tendência muito comum nos homens desde os primórdios... leiamos Gênesis 3.8-10:

“E ouviram a voz do YHWH Elohim, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do YHWH Elohim, entre as árvores do jardim.
E chamou o YHWH Elohim a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.”

E também Lucas 19. 45-48:

E, entrando no templo, começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam,
Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil (esconderijo) de salteadores.
E todos os dias ensinava no templo; mas os principais dos sacerdotes, e os escribas, e os principais do povo procuravam matá-lo.

Como o profeta Yoel anunciou, nós devemos é rasgar o nosso coração e não apenas nossas vestes (Yoel 2.13) ou seja, não devemos ter uma Teshuvá de aparência, até porque isso não existe. Façamos o que diz a Torá:

"Agora, pois, ó Israel, que é que YHWH teu Elohim pede de ti, senão que temas a YHWH teu Elohim, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas a YHWH teu Elohim com todo o teu coração e com toda a tua alma,
Que guardes os mandamentos de YHWH, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?
Eis que os céus e os céus dos céus são de YHWH teu Elohim, a terra e tudo o que nela há.Tão-somente YHWH se agradou de teus pais para os amar; e a vós, descendência deles, escolheu, depois deles, de todos os povos como neste dia se vê.
Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz.” (D’varim 10. 12 – 16)