sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O Mashiach na casa de Yosef.





Por Yochanan ben Avraham


A restauração de "Israel Malchut"  (Reino de Israel) tem na história de Ya'akov (Israel) e seu filho Yosef, uma perfeita demonstração de como ela ocorrerá. Há diversos  elementos desta profecia tipificada no relato deste momento da história destes importantes personagens que revelam como será o processo de redenção de "Am Israel" (povo de Israel) e a restauração do seu Reino.
Na sedrá desta semana, temos mais uma revelação de como seria a vinda do Mashiach e quem seriam os primeiros a reconhecê-Lo, leiamos Bereshit 46.28:

ואת יהודה שלח לפניו אל יוסף להורת לפניו גשנה ויבאו ארצה גשן

(Veet Yehudah shalach lifanaiv el Yosef lihorot lifanaiv goshna va iavo u'aretz Goshen)


"E enviou Yehudah adiante de si a Yosef, para o encaminhar a Góshen; e chegaram à terra de Góshen."


Para compreendermos a profecia contida nestas palavras, precisamos identificar os tipos aqui presente, são eles:


* Ya'akov = Elohim
* Yehudah = Mashiach
* Yosef = Efraim (10 tribos)

Os significados destes tipos demonstram que Elohim enviaria o Mashiach (um descendente de Yehudah, da linhagem de David), pois a realeza da casa de David (que era da tribo de Yehudah), subsistirá para sempre (Sh'muel beit/II Samuel 7.16), aos dispersos de Israel (também conhecidos como Efraim ou casa de Yosef) conforme podemos verificar em Yechezkel/Ezequiel 37.16.
Como já dissemos em outra Sedrá, com a divisão do Reino de Israel em 921 AEC, as dez tribos do norte constituiu-se em um reino paralelo à casa de David (Reino do Sul, Yehudah), estabelecendo para si uma capital (Shomeron/Samaria), um rei (Yerovam/Jeroboão I) e novos locais de sacrifícios e adoração (Beit El e Dã).
Com a captura de shomeron  por parte dos assírios em 721 AEC, houve uma assimilação destes israelitas pelos costumes estrangeiros ao ponto deles serem considerados pelos seus irmãos yehudim (judeus) como estrangeiros. A assimilação foi tão grave que eles foram considerados pelo próprio Elohim como "Lo ami" (não é meu povo) ver Oshea/Oséias 1.1-9). Mas, conforme a profecia de Moshe/Moisés em D'varim/Deuteronômio 32.21, aquele que era considerado como "não é meu povo", seria recebido como povo de Elohim... De fato, o profeta Oshea/Oséias aborda este assunto, trazendo-nos uma linda profecia de restauração do Reino de Israel, fazendo com que voltasse a ser como ele havia sido outrora, nos tempos de David e Sh'lomo, ou seja, Yehudah e Efraim unidos sob um cabeça, um único Rei, o Mashiach! (Ver Oshea 1.10 ou 2.1 na bíblia de Jerusalém.)
Comparemos isso com com as palavras do mashiach ben Yosef, (Yeshua) nas bessorot (boas novas) de Yochanan/João 1.12 e Matitiyahu/Mateus 15.24. Sintetizando estes dois textos, temos o seguinte:

Esta etapa da vinda do Mashiach era unicamente para os dispersos da casa de Israel, que ao recebê-Lo, conforme predito por Oshea passariam a ser chamados de Filhos!


Desde o princípio Elohim têm revelado que antes de revelar o Mashiach a Yehudah, a casa de Yosef o reconheceria primeiro, embora muitos ainda o veja como "Tsafnat Paaneach" (Jesus), boa parte já o enxerga como Yeshua, o Judeu que cumpriu e ensina a Torá, e não o inventor de uma religião.
 Agora, pensemos um pouco: Será que Yeshua, com toda a sua sabedoria, todo o seu conhecimento e todo o seu poder, não seria capaz de convencer a casa de Yehudah de que Ele era o Mashiach? É claro que sim! No entanto, há um propósito para isso, o qual o emissário Sha'ul (Paulo) explica com muita propriedade. (Ler Ruhomayah/Romanos 11.25).
Esta "plenitude de gentios" nada mais do que Efraim, que se misturou com as nações e perdeu sua identidade, sua fé e seu Elohim, mas a infinita misericórdia de Adonai pelo seu povo o traria de volta...É importante dizer que "Plenitude de Gentios" também pode ser entendido como multidão de nações, e esta é justamente a Brachá (benção) dada por Ya'akov a seu neto Efraim, onde ele afirma que este seria "me'lo ha goyim" (Bereshit/Genesis 48.19)

Shabat Shalom a todos!!