domingo, 17 de outubro de 2010

Um breve relato de nossas origens...

“Isto, porém, confesso-te: é segundo o Caminho, a quem chamam de seita, que eu sirvo ao Elohim de meus pais, crendo em tudo o que está conforme a Torá e se encontra escrito nos profetas”. Atos 24.14.

Prezado leitor,
O texto acima é parte do discurso que “Sha’ul ha Sh’1iach” (Paulo, o apóstolo) pronunciou em sua defesa perante Félix, governador da Judéia entre os anos 52 e 60 d.C.
É importante ressaltar, que neste pequeno trecho, Sha’ul (Paulo) deixa informações importantes sobre como era a crença primitiva, ou seja, os primeiros discípulos de Yeshua ha Mashiach, tinham sua fé pautada naquilo que a Torá e os profetas diziam. De fato, isto esta registrado na história como pode ser verificado na obra de Epifânio conhecida como Panarion:
“Mas estes sectários...não se chamavam de cristãos, mas de nazarenos... contudo, são simplesmente judeus completos...Eles não possuem diferentes idéias, mas confessam tudo exatamente como a Torá descreve e na forma judaica, exceto, porém, por sua crença no messias (Yeshua). Pois eles reconhecem tanto a ressureição dos mortos quanto a criação divina de todas as coisas, e declaram que Elohim é um, e que seu filho é Yeshua o Messias, eles são bem treinados no hebraico, pois dentre eles a Torá inteira, os Nevi’m (profetas) e...os ketuvim (escritos)... são lidos em hebraico...
Eles são diferentes dos judeus, e diferentes dos cristãos, apenas no seguinte: Eles discordam dos judeus porque chegaram a fé; mas eles ainda estão na Torá, circuncisão, o shabat, e o restante. Eles não estão de acordo com os cristãos...eles não são nada mais do que judeus...Eles possuem as boas novas de acordo com Matitiyahu (Mateus) completamente em hebraico”...tal qual foram escritas originariamente”
Estas declarações bíblicas e históricas são muito relevantes, pois  a fé declarada pelos discípulos primitivos, seria abandonada conforme podemos constatar em ITm 4.1: “ O Espírito diz expressamente que nos últimos tempos alguns renegarão a fé dando atenção a espíritos sedutores e a doutrinas demoníacas por causa da hipocrisia dos mentirosos, que tem a própria consciência como que marcada por ferro quente.”
Portanto quando vemos pessoas guardando o sábado, observando as leis alimentares, celebrando as festas bíblicas, circuncizando-se e observando os demais preceitos da Torá, nada mais é do que um retorno a verdadeira e única fé, pois foi o próprio Messias que disse: “Não penseis que vim revogar a lei e os profetas. Não vim revogá-los, mas dar-lhes pleno cumprimento, porque em verdade vos digo que, até que passem o céu e a terra, não será omitido nem um só i, uma só vírgula da lei sem que tudo seja realizado.” (MT 5.17 e 18.)

OBS. Os textos são da nova edição revista da Bíblia de Jerusalém

Yochanan ben Avraham

4 comentários:

  1. Shalom, queridos. Gostei muito do blog e dos textos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber o endereço da Kehilah Beit Midrash em fortaleza.

    jdautopecas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Shalom chaver
    Parabéns pelo Blog !
    Rivkah Bat Yisrael

    ResponderExcluir
  4. Shalom chaver. Muito boa a reflexão.

    Eliyahu Ben Kadosh.

    Kehila Beit Yeshuat Eloheino. Duque de Caxias RJ

    ResponderExcluir