terça-feira, 22 de novembro de 2011

Como produzir o fruto do Espírito






Por Yochanan ben Avraham


Esta pequena reflexão, tem o objetivo de levar os caros leitores a uma compreensão de algo vital para àqueles que desejam gozar uma vida espiritualmente sadia e produtiva. Uma vida que produza o desejável fruto do Espírito!


O que é o fruto do Espírito?

Fruto do Espírito é descrito na Bíblia como sendo uma consequência de se andar no Espírito, vejamos o que está escrito:

"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.Contra estas coisas não há lei."  (Gálatas 5:16-23)


O que poucos percebem, é que este texto diz apenas qual é o fruto do Espírito, ou seja, a consequência de se andar no Espírito...Mas não diz propriamente o que é andar no Espírito! É como se alguém nos dissesse que nos foi dado um tesouro mas não dissesse onde este tesouro está...frustrante não acham? Graças ao Eterno, que não nos deixa confundido, podemos saber o que é andar no Espírito apenas lendo com mais atenção o que diz sua palavra.


Aprendendo a andar no Espírito.

Não precisamos inventar moda, fazendo elucubrações místicas para impressionar as pessoas, para saber como andar no Espírito...é simples, pois o Eterno, Bendito Seja, NÃO DIFICULTA O CAMINHO PARA ÀQUELES QUE QUEREM SEGUÍ-LO. Sendo assim, vejamos o que diz a Bíblia:

"Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Elohim, pois não é sujeita à lei(Torá) de Elohim, nem, em verdade, o pode ser.Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Elohim."  (Romanos 8:5-8)


Reparem que o mesmo autor da carta aos Gálatas, Sha'ul (Paulo) diz que inclinação da carne é uma insubordinação à Lei do Eterno, isto significa então que sujeição a Lei do Eterno é uma inclinação espiritual, ou porque não dizer, andar no espírito...
De fato, o mesmo Sha'ul nos dá um entendimento mais claro sobre isso ao dizer que a Lei (Torá) é espiritual:

"Porque bem sabemos que a Lei é espiritual..."  (Romanos 7:14)


Uma dura verdade.

Muitos costumam dizer que a verdade dói, isso pode ser verdade dependendo da situação em que vivemos. E o que iremos dizer aqui neste tópico pode "doer" em alguém, mas não fazemos isso com sadismo, fazemos com amor, pois desejamos levar pessoas que sejam sinceras em sua devoção ao Criador a considerar estas palavras. O fato é que, se não queremos deixar de comer carne de porco, camarão e outras coisas condenadas em Levítico 11, é porque somos insubordinados a Lei/Torá de Elohim; Se não queremos deixar de fazer comércio, cozinhar, enfim...cuidar de nossos negócios no Shabat é porque somos insubordinados aos mandamentos de Elohim. Se não queremos obedecer todos os mandamentos que são possíveis cumprir hoje é sinal que estamos na carne.
Não podemos esquecer que Yeshua HaMashiach, disse que enquanto houver terra e céu, nenhum traço ou yud da Torá/Lei irá se omitir (Mt. 5. 18)


Pense nisso!!

Um comentário:

  1. Muito bom chaveh. São palavras como essas, que nos despertam cada vez mais nessa caminhada de teshuvah(retorno-arrependimento). Que a torah do ETERNO bendito seja ELE, continue nos iluminando cada vez mais, para que possamos enxerga estas verdades.

    eliyahu ben kadosh

    Shalom shalom

    ResponderExcluir