domingo, 29 de janeiro de 2012

Iniciando a caminhada (2ª parte)

Por Yochanan ben Avraham

Introdução.

Na primeira parte deste artigo, procuramos definir algumas palavras que julgamos serem chaves para a compreensão da mensagem contida nas epístolas dos emissários de Yeshua e nas próprias Boas Novas. Naquela ocasião, pretendíamos mostrar aos leitores que, a mensagem do Reino de Elohim não poderia ser compreendida integralmente se os contextos históricos e sociais vividos pelos autores não fossem observados.

Na continuação deste artigo, sob a mesma perspectiva do texto anterior, tentaremos expor de maneira simples e direta o significado da expressão “Caminhos do Senhor”, caminhos estes que muitos alegam estar trilhando.
Esperamos que, ao final deste artigo, possamos saber se realmente estamos andando nestes caminhos ou não.

Conhecendo o Caminho.

“Não podemos chegar ao lugar que pretendemos se não conhecermos o caminho”.
É com esta assertiva simples que iniciamos nossa reflexão, convidando o amigo leitor a analisar se os passos que tem dado em sua vida o levará realmente para uma eternidade junto ao Criador.
 Mas afinal, que caminho é este? Ou melhor, o que é de fato o tão mencionado “Caminho do Senhor”? Este caminho pode ser conhecido se seguirmos as orientações que as escrituras nos dão acerca deste assunto, e sobre isto temos uma declaração contundente de “David ha melech” (David o rei):

“O SENHOR faz justiça e juízo a todos os oprimidos.
Fez conhecidos os seus caminhos a Moshe (Moisés), e os seus feitos aos filhos de Israel.
Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade”.
Tehilim(Salmos) 103:6-8

No texto citado é dito com clareza que o “Caminho do Senhor” foi revelado a Moshe! Logo, para sabermos então qual é este caminho, nada é mais razoável do que examinarmos os escritos de Moshe e, de fato, podemos constatar algo fundamental, vejamos:

Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e o Eterno será contigo. Sê tu pelo povo diante do Eterno, e leva tu as causas a ELE;
E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer.
Shemot/Êxodo 18:19-20

E também:

“Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;
Porquanto te ordeno hoje que ames ao SENHOR teu Elohim, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o SENHOR teu Elohim te abençoe na terra a qual entras a possuir.
Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Yarden (Jordão), para que, entrando nela, a possuas;
Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”.
D’varim/Deuteronômio 30:15-19

Nos textos apresentados podemos ver a íntima relação entre o caminho a seguir e os estatutos e Leis do Eterno, ao ponto de concluirmos que o “Caminho do Senhor” é a obediência a estes estatutos e Leis!

O caminho para a Vida.

Diante do que foi exposto até aqui, compreendemos que o “Caminho do Senhor” é um caminho para a vida, ou seja, quando obedecemos aos seus “mitzvot” (mandamentos) estamos no caminho da Vida! E corroborando com isto temos as palavras de Sha’ul, (também conhecido como Paulo), como veremos a seguir:

“Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Elohim, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Elohim é a vida eterna, por Yeshua HaMashiach nosso Senhor”.
Ruhomaiah/Romanos 6:22-23

Para compreendermos este texto, precisamos entender o significado da palavra “pecado”, para isso, temos a própria Bíblia nos dizendo qual é este significado, leiamos Yochanan alef (1ª João) 3.4:

“Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei”.

A partir da revelação que temos em Yochanan, podemos entender que Sha’ul estava dizendo que, se não obedecermos aos estatutos, mandamentos e leis de YHWH nosso Elohim, teremos como consequência a morte... E isto está em perfeita harmonia com o que a Torá nos disse em D’varim/Deuteronômio 30.15-19.

Agora vejamos o seguinte: Se o caminho para a vida é a obediência à Lei do Eterno, nada mais óbvio do que dizer que o caminho para a morte é a desobediência a esta mesma Lei! E sobre isso, temos uma orientação dada por Sh’lomo ha melech (Salomão o rei) muito importante, é a seguinte:

“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”.
Mishlei/Provérbios 14:12

O teor das palavras de Sh’lomo é grave e se consideramos estas palavras como inspiradas pelo Eterno devemos refletir nelas com muito carinho, pois nisto pode estar a diferença entre a vida e a morte! Pois o texto sugere a existência de “caminhos que parecem direitos” e porque não dizer, caminhos que parecem caminho de vida, mas seu final é CAMINHO DE MORTE! Pensemos um pouco irmãos, se o caminho de morte é a desobediência a Lei do Eterno, isto significa que por mais correto que um determinado ensino aparenta ser, se este ensino afirma que a Lei é algo relativo ou mesmo que não precisamos obedecê-la, tal ensino DEVE SER REJEITADO! Muitas denominações oferecem uma proposta de vida que, aos olhos dos homens, parece muito bom, pois falam de amor, justiça, compaixão e etc. Mas dizem categoricamente que não precisamos mais observar a Lei porque hoje vivemos na “graça” e não precisamos mais guardar o Shabat, observar as leis alimentares (Kashrut), celebrar as festas bíblicas (Moedim) e etc. Mesmo após Yeshua ter dito que enquanto houver Terra e Céu não se omitirá nem um traço ou Yud (menor letra do alfabeto hebraico) da Lei! A quem você está seguindo, uma instituição ou ao Elohim Criador de todas as coisas e seu Mashiach Yeshua? Pense nisso...

Como é o “Caminho do Senhor”.

Leiamos Matitiyahu (Mateus) 7.13 e 14:

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
“E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”.

Temos aqui uma definição bem clara dada por Yeshua de como é este caminho, ou seja, é um caminho apertado, que sugere uma dificuldade, pois POUCOS são os que nele adentram. Sim amados, obedecer a Lei do Eterno num mundo que “jaz no maligno” é difícil; obedecer a Lei do Eterno, onde as religiões que afirmam ser representantes do Eterno na terra afirmam que não é necessário observá-la, é um sofrimento... Mas é este Caminho que nos levará à Vida Eterna. Portanto, não é de se admirar o fato de que as kehilot (congregações) que anunciam a Teshuvah (Retorno), não possuam tantos adeptos...

Não obstante, apesar das dificuldades, as escrituras nos oferecem mais detalhes de como é este caminho, vejamos:

“O caminho de Elohim é perfeito, e a palavra do SENHOR refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam”.
Sh’muel beit (2 Samuel) 22:31

“Todas as veredas do SENHOR são misericórdia e verdade para aqueles que guardam a sua aliança e os seus testemunhos”.
Tehilim (Salmos) 25:10

“Teus caminhos, ó Eterno, são santos. Que deus é tão grande como o nosso Elohim?”
Tehilim (Salmos) 77:13

“O caminho do Senhor é o refúgio dos íntegros, mas é a ruína dos que praticam o mal.”
Mishlei (Provérbios) 10:29

“Quem é sábio? Aquele que considerar essas coisas. Quem tem discernimento? Aquele que as compreender. Os caminhos do Senhor são justos; os justos andam neles, mas os rebeldes neles tropeçam”.
Oshea (Oséias) 14:9

“Respondeu Yeshua: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”.
Yochanan (João) 14:6

O que pode ser depreendido destas passagens é o fato de que a dificuldade encontrada neste caminho se deve as virtudes que ele cultiva e exige daqueles que o adentram, e é exatamente isso que Yeshua ensina ao dizer:

“Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome o madeiro e siga-me”.
Marcos 8:34

O caminho esquecido.

Apesar das escrituras fornecerem informações suficientes para não nos perdemos do caminho do Senhor, a história nos revela situações que fizeram com que o povo se confundisse e se perdesse. A principal razão talvez tenha sido o descuido daqueles que tinham a responsabilidade de instruir o povo, mas devido a vaidades e superstições humanas, a direção foi perdida, vejamos alguns textos:

“O Senhor trouxe sobre vocês um sono profundo: fechou os olhos de vocês, profetas; cobriu as cabeças de vocês, videntes.
Para vocês toda esta visão não passa de palavras seladas num livro. E se vocês derem o livro a alguém que saiba ler e lhe disserem: "Leia, por favor," ele responderá: "Não posso; está lacrado".
Ou, se vocês derem o livro a alguém que não saiba ler e lhe disserem: "Leia, por favor," ele responderá: "Não sei ler".
O Senhor diz: "Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens”.
Yeshayahu (Isaías) 29:10-13

E também:

A verdadeira lei estava em sua boca e nenhuma falsidade achou-se em seus lábios. Ele andou comigo em paz e retidão, e desviou muitos do pecado.
"Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca todos esperam a instrução na lei, porque ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos.
“Mas vocês se desviaram do caminho e pelo seu ensino causaram a queda de muita gente; vocês quebraram a aliança de Levi”, diz o Senhor dos Exércitos.
"Por isso eu fiz que fossem desprezados e humilhados diante de todo o povo, porque vocês não seguem os meus caminhos, mas são parciais quando ensinam a lei.”
Malachi (Malaquias) 2:6-9

Diante destas afirmações, fica claro as razões pelas quais Yirmeyahu afirma:

Assim diz o Senhor: "Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso". Mas vocês disseram: ‘Não seguiremos! ’
Coloquei sentinelas entre vocês e disse: Prestem atenção ao som da trombeta! Mas vocês disseram: ‘Não daremos atenção’.
Vejam, ó nações; observe, ó assembleia, o que acontecerá a eles.
Ouça, ó terra: Vou trazer desgraça sobre este povo, o fruto das suas maquinações, porque não deram atenção às minhas palavras e rejeitaram a minha Lei.
Yirmeyahu (Jeremias) 6:16-19

É interessante a expressão: “... acharão descanso”, dando-nos o entendimento de que se seguirmos o caminho que o Senhor estabeleceu, ou seja, obediência aos seus mandamentos teremos descanso! Agora compare essa expressão, “acharão descanso” com o que Yeshua disse:

 "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
“Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Matitiyahu (Mateus) 11:28-30

Yeshua, ao ver toda a multidão oprimida devido ao fardo pesado que eram os acréscimos feitos a Torá, anuncia uma “correção da rota”, pois o povo havia perdido a direção do bom caminho, as veredas antigas. Ousamos dizer que este discurso de Yeshua é uma reedição das palavras registradas em Yirmeyahu, conclamando o povo a retornar a pureza da Torá que era ensinada na prática por Ele, é por isso que afirmamos com cada vez mais certeza, que Yeshua, é a Torá Viva!

Considerações finais.

Caro leitor, se ao ler este artigo percebeste que tens andado em um caminho que, apesar das coisas boas encontradas neste percurso, nega ou mesmo altera, os mandamentos do Eterno como o Shabat, leis alimentares e outros estatutos perpétuos. É o momento de você parar e refletir, pois podes estar trilhando um caminho de morte.

Elohim vos abençoe...

Shavua tov!

4 comentários:

  1. Perfeito Yochanan!!Yeshua é o Caminho, A Verdade e a Vida ou seja, Yeshua é a Torah, a Torah e a Torah.

    ResponderExcluir
  2. Quais os mandamentos que deve ser seguido, apenas os 10?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom Uriel,

      Os mandamentos a serem seguidos devem ser aprendidos a cada Shabat quando estudamos a Torah. O que estou dizendo, é que devemos caminhar de acordo com aquilo que vamos aprendendo neste processo.
      Quanto aos dez mandamentos, poderíamos dizer que cada um deles têm seus respectivos desdobramentos, entende o que quero dizer? Sendo assim, seriam mais que dez, mas mesmo que sejam muitos, eles não são penosos!
      Elohim te abençoe!

      Excluir