sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Reflexão sobre a Parashá Vayerá

Introdução

Neste shabat estudaremos a Parashá (Porção) intitulada como “Vayerá”, que pode ser traduzida como “E Apareceu”. Vale lembrar que o texto sagrado foi dividido em 54 porções que são estudadas a cada Shabat. Cada uma destas porções recebe um nome que, para alguns de nossos sábios, possui a essência de toda ela, ou seja, o nome da Parashá reflete sua essência. Portanto, o nome da Parashá por si só já teria um mundo de informação a ser apreendida. Sendo assim, tentaremos abordar alguns aspectos que estão embutidos no texto que, numa perspectiva literal não são percebidas, mas são igualmente importantes para o fortalecimento de nossa emunah.

Uma Gota de Sêmen

Logo de início percebemos algo interessante, a palavra “Vayerá” formada pelas letras Vav, Yud, Resh e Alef, cujos respectivos valores são 6, 10, 200 e 1, somam no total o valor 217, que se forem reduzidos (2+1+7) chegamos ao valor de 10. Dez é justamente o valor da letra Yud, a menor letra do alfabeto hebraico que para nossos sábios representa uma gota de sêmen, de fato, seu formato lembra um espermatozoide, conforme podemos observar na imagem abaixo:

 Resultado de imagem para letra yud
Sobre a letra Yud é importante dizer que ela é a primeira letra do Tetragrama sagrado:


Resultado de imagem para letra yud

Neste caso por ser a primeira letra do nome do Eterno, ela estaria associada à energia criativa do Sagrado, Bendito seja Ele. Interessante como as coisas se ligam, pois esta Parashá contém justamente o anúncio do nascimento de Yits’chaq (Isaac), com quem foi estabelecida uma aliança eterna e também com sua semente/sêmen (Yud) depois dele! Nesta Parashá também é confirmada a mudança de nome que Avram (Abrão) e Saray (sarai), ambos receberam respectivamente a letra “Hei”, (ver imagem abaixo) cujo valor numérico é cinco:


Resultado de imagem para letra hei hebreo


Como a letra hei foi acrescentada aos dois nomes, (Avram passando a se chamar Avraham e Saray se tornando Sarah), e sendo ela de valor numérico cinco, somamos 5+5 e o resultado obtido é 10 (Yud)! Sarah de estéril agora seria a matriarca de uma multidão de povos, e Avraham que lamentava a falta de um filho, passaria agora a ser conhecido como o pai de uma multidão.
Existe ainda outro aspecto que gostaríamos de abordar, mesmo que de forma bem resumida, relacionado com a letra Yud. A sabedoria elevada de nossos mestres entende a existência em quatro níveis (ou quatro mundos), são eles:

  Mundo da Emanação (Atzilut)
     Mundo da Criação (Beriah)
        Mundo da Formação (Yetzirah)
        Mundo da Ação (Assiah)

Cada um desses mundos é representado por uma letra do nome sagrado, dessa forma, de cima para baixo teríamos a seguinte estrutura:

  Mundo da Emanação (Letra Yud)
            Mundo da Criação (Letra Hei)
            Mundo da Formação (Letra Vav)
    Mundo da Ação (Letra Hei)


Conclusão

O Mundo das emanações, que é o mais elevado dos mundos e de total santidade, também é conhecido como “mundo das causas”. Considerando que emanação nada mais é do que um ponto de partida, uma procedência ou mesmo origem, Avraham, Sarah e Yits’chaq apontam para algo sobremodo elevado, estes três personagens indicam um “novo Bereshit”, uma retomada do ideal da criação! Repousa sobre os descendentes destes, a tarefa de revelar a Luz que emana desde o princípio, mas que devido ao egoísmo, impureza e vaidade religiosa tem sido ocultada.
Portanto, entendemos que "Vayerá" nos fala da revelação dos propósitos sagrados do Eterno, "E apareceu-lhe o Eterno" e nesta frequência devemos ajustar nossas intenções, despojando-nos de toda capa que inibe seu resplendor...

Shabat Shalom!!!

3 comentários: