segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Os Homens e os "uniformes"

Por Yochanan ben Avraham

Alguns anos atrás, ouvi uma preleção de um rabino amigo meu que, na época, não me disse muita coisa, mas hoje o conteúdo do seu discurso emergiu das profundezas de minhas memórias trazendo ao meu entendimento uma compreensão muito peculiar sobre o comportamento de muitas pessoas. Trata-se da fixação de certas pessoas pelo "uniforme". Isso mesmo, o uniforme!! Não estou falando da uniformidade do pensamento, da Fé ou afins, mas da "uniformidade exterior". A mesma roupa, o mesmo jeito de falar, os mesmos trejeitos...

Qual seria a razão desta fixação? Poderiamos supor vários motivos como: o estar inserido socialmente, fazer parte de uma elite qualquer ou simplesmente se destacar entre os demais... Mas existe algo mais sombrio que iremos relatar mais adiante.

Um tipo de "uniforme indireto" é o que conhecemos como 'moda' ou 'fashion'. Todos querem estar na 'moda' ou ser 'fashion' não é verdade ?? E por conta disso, quantos pais não tiveram que fazer verdadeiras 'ginásticas' porque seus filhos (principalmente os adolescentes) 'exigiram' aquela calça, aquele tênis, aquele celular e etc. O que poucos atentam é que , ao se "uniformizar", as pessoas estão na verdade se "camuflando" e não se "transformando"!! Explico: No âmbito religioso (principal foco desta reflexão) é comum pessoas almejarem um reconhecimento de sua mudança de vida, para sua aceitação no grupo. Fazer parte de alguma coisa, muitas vezes ultrapassa o sentido maior de uma conversão (e porque não dizer Teshuvá) que é ser uma nova criatura. Leiamos Efésios 4.17-32:

"E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.
Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Elohim pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;
Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
Mas vós não aprendestes assim a Mashiach,
Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Yeshua;
Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
E vos renoveis no espírito da vossa mente;
E vos revistais do novo homem, que segundo Elohim é criado em verdadeira justiça e santidade.
Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Não deis lugar ao diabo.
Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
E não entristeçais a Ruach ha Elohim, no qual estais selados para o dia da redenção.Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Elohim vos perdoou no Mashiach.”

E ainda Gálatas 6. 12-16:

"Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa do madeiro do Mashiach.
Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.
Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser no madeiro de nosso Senhor Yeshua HaMashiach, pela qual o mundo está executado para mim e eu para o mundo.
Porque a circuncisão e a incircuncisão não são nada sem uma nova criação.
E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Elohim."

A uniformização exterior, permite que muitas pessoas que ainda não estão libertas, se "escondam" por traz das gravatas, dos paletós, dos talitot, das longas barbas, dos vestidos longos, dos véus e etc. aliás, esconder suas "vergonhas" é uma tendência muito comum nos homens desde os primórdios... leiamos Gênesis 3.8-10:

“E ouviram a voz do YHWH Elohim, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do YHWH Elohim, entre as árvores do jardim.
E chamou o YHWH Elohim a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.”

E também Lucas 19. 45-48:

E, entrando no templo, começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam,
Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil (esconderijo) de salteadores.
E todos os dias ensinava no templo; mas os principais dos sacerdotes, e os escribas, e os principais do povo procuravam matá-lo.

Como o profeta Yoel anunciou, nós devemos é rasgar o nosso coração e não apenas nossas vestes (Yoel 2.13) ou seja, não devemos ter uma Teshuvá de aparência, até porque isso não existe. Façamos o que diz a Torá:

"Agora, pois, ó Israel, que é que YHWH teu Elohim pede de ti, senão que temas a YHWH teu Elohim, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas a YHWH teu Elohim com todo o teu coração e com toda a tua alma,
Que guardes os mandamentos de YHWH, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?
Eis que os céus e os céus dos céus são de YHWH teu Elohim, a terra e tudo o que nela há.Tão-somente YHWH se agradou de teus pais para os amar; e a vós, descendência deles, escolheu, depois deles, de todos os povos como neste dia se vê.
Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz.” (D’varim 10. 12 – 16)




Nenhum comentário:

Postar um comentário