sexta-feira, 29 de julho de 2011

Sedrá da semana

                                                      "YITS'CHAK E RIVKAH"

Por Yochanan ben Avraham

Introdução:
Chegamos a mais uma linda e riquíssima porção da Torá, neste Shabat estaremos aprendendo mais algumas lições para aplicarmos ao nosso dia a dia com a finalidade de termos uma vida mais elevada.

Uma vida produtiva
Logo no início, temos uma expressão sobre Avraham que suscitou em diversos comentarista ao longo da história, uma interpretação muito interessante, é a seguinte:

"E Avraham era velho e entrado em dias..." (Bereshit 24.1)

É dito que tal expressão significa que Avraham não foi apenas velho e obviamente com muitos dias, mas que o termo "entrado em dias", revela que o patriarca viveu cada dia, aproveitou as oportunidades surgidas no decorrer de sua jornada não desperdiçando o tempo que lhe foi concedido. Se esta declaração realmente significa isso... não podemos afirmar com certeza, no entanto a lição a ser aprendida é verdadeiramente muito útil, pois quantos de nós passamos nossos dias sem produzir nada que possa cooperar com o estabelecimento do Reino de YHWH, que não beneficia a vida do próximo ou mesmo de toda a sociedade ? Quantos dias passaram "em branco" em nossas vidas sem que sequer percebêssemos ?

Que nós possamos ter o mesmo raciocínio que Moshe deixou registrado no Sefer Tehilim (livro dos Salmos) 90.12:

"Ensina-nos a contar nossos dias, para que venhamos  a ter um coração sábio !"


A companheira ideal
O segundo ponto a considerarmos nesta sedrá, é o critério utilizado por Avraham na escolha da noiva para seu filho Yits'chak:

"...não tomes, para meu filho, mulher das filhas do Cananeu, entre o qual eu moro. Entretanto, à minha parentela irás, e tomarás mulher para meu filho, para Yits'chak." (Bereshit 24. 3 e 4)

Aqui está a razão de tantos casamentos darem errado. "incompatibilidade de valores, de princípios, de crenças".
Yits'chak foi educado e protegido sob os princípios da Torá do Eterno. Desde pequeno, sua mãe Sarah velava por sua vida e quando percebeu que ele poderia sofrer algum tipo de má influencia, logo intervia com rigor para que isto não viesse a ocorrer (Ver Bereshit 21.9). Avraham, por sua vez, não estava fazendo nada além do que manter o cuidado de livrar seu precioso filho.
Por que tanto cuidado na escolha da Noiva para Yits'chak ? A resposta esta relacionada ao que Yits'chak representava...ou seja, o Filho da Promessa, aquele que iria perpetuar a aliança de YHWH e o matrimônio significa uma união onde duas pessoas se tornam uma só carne (Ver Bereshit 2.22 e 23). Logo, se Yits'chak casasse com uma cananita, estaria misturando a "semente" de Avraham com outra "semente" o que certamente causaria muitos problemas, pois os cananeus tinham costumes que são totalmente reprovados pela Torá. Só para se ter uma idéia S'dom e Amora (Sodoma e Gomorra) eram cidades cananeias. Canaã era filho de Ham (Cão) e neto de Noach (Noé) e sabemos o que Ham fez ao seu pai quando este estava privado dos sentidos. Portanto, não é a toa que Avraham fez seu servo jurar sob pena de maldição [pois no verso 41 o termo empregado é "mealati" que vem de Alá que também significa maldição, ou seja, se o juramento não fosse cumprido ele estaria amaldiçoado. Algo distinto de Shevuá (voto)] que não buscaria entre os cananeus, uma noiva para seu filho Yits'chak.

Mais adiante, a Torá revela com muita clareza os porques de não se contrair núpcias com pessoas que cultivam outras crenças:

"Quando o Senhor, teu Elohim, te tiver introduzido na terra que vais possuir, e tiver despojado em teu favor muitas nações, os heteus, os gergeseus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus, sete nações maiores e mais poderosas do que tu; quando o Senhor, teu Elohim, as tiver entregado e tu as tiveres vencido, então as votarás ao interdito; não farás pacto algum com elas, nem as tratarás com misericórdia. Não contrairás com elas matrimônios: não darás tua filha a seus filhos, e não tomarás de suas filhas para teu filho,pois elas afastariam do Senhor o teu filho, que serviria a outros deuses; a cólera do Senhor se inflamaria contra ele e não tardaria a exterminar-vos." (D'varim 7.1 ao 4)

Que possamos ter o discernimento e a paciência para não fazermos alianças com quem nos desviará dos caminhos do Senhor, lembrando sempre dos conselhos dos emissários de Yeshua:

"Não vos deixeis enganar: Más companhias corrompem bons costumes." (Curintayah alef 15.33)

O critério do servo de Avraham
É interessante relatarmos qual foi o critério utilizado pelo servo de Avraham para escolher a noiva de Yits'chak. Ele não priorizou a beleza física, a aparência da moça, mas as virtudes das quais podemos destacar a bondade, a caridade e a hospitalidade.
Compare isso com o que disse Sh'lomo ha melech (Salomão o rei) em Mishlei 31.30:

"Enganosa é a graça, e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada."

A Postura de Yits'chak ante ao casamento
Outra coisa que nos salta aos olhos, é o fato de Yits'chak estar meditando no campo momentos antes de conhecer sua esposa, princípio que muitos de nós têm abandonado, não buscando momentos de meditação e reflexão antes de tomarem decisões que podem afetar nossas vidas para sempre ! O jovem Patriarca estava começando uma nova etapa de sua da melhor maneira, elevando seus pensamentos ao Criador. Compare isso com o que disse Sha'ul ha sh'liach:

"Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de YHWH pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de YHWH, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Yeshua HaMashiach." (Filip. 4.6 e 7)


Um sutil paralelo com o Retorno de Efraim e uma curiosidade
Neste lindo episódio, encontramos alguns elementos que nos remetem ao processo de restauração das duas Casas de Israel (Yehudah e Efraim).
Nós sabemos que Israel é a noiva do Mashiach (ler o artigo Israel a verdadeira noiva do Messias). Porém, atualmente ela encontra-se dispersa entre as nações, as dez tribos do norte (Efraim) se misturou com as nações (ver Oshea 7.8) estas 10 tribos são conhecidas historicamente como as "ovelhas perdidas da casa de Israel" as quais o próprio Elohim viria para resgatá-las (ver Yechezkel 34.11 ao 16 c/c Matitiyahu 15.24).
Com isso em mente, leiamos Yirmeyahu 16.10 ao 17:

"Assim que tiveres levado ao povo essa mensagem e te perguntarem: Por que decretou o Senhor contra nós todos esses flagelos? Qual é o pecado, qual o crime que cometemos contra o Senhor, nosso Elohim?
Tu lhe dirás: é porque vossos pais me abandonaram - oráculo do Senhor -, para correr atrás de outros deuses, rendendo-lhes um culto e ante eles se prosternando, porque me abandonaram e deixaram de observar a minha lei; e porque vós mesmos fizestes pior que vossos pais, cada qual, sem me ouvir, obstinando-se em seguir as más tendências de seus corações.
Assim, expulsar-vos-ei desta terra para vos lançar numa terra que não conhecestes, nem vós nem vossos pais. Lá, dia e noite, rendereis culto aos deuses estranhos, porque eu não vos perdoarei.
Eis por que virão dias - oráculo do Senhor - em que não mais se dirá: Viva YHWH, que tirou do Egito os israelitas!
Mas sim: Viva YHWH, que fez com que regressassem os israelitas do norte e de todos os países pelos quais os havia dispersado! Fá-los-ei regressar à terra que dei a seus pais.
Vou mandar - oráculo do Senhor - pescadores em grande número para que pesquem. Depois enviarei numerosos caçadores para que cacem pelas montanhas e colinas e até nas cavidades dos rochedos.
Porquanto, sob o meu olhar tenho seus atos que não me são ocultos, e suas iniqüidades não se podem esquivar a meus olhares."

Vamos aos paralelos e curiosidades:
* Avraham envia seu servo para encontrar uma noiva para seu filho.
   Conforme profetizado por Yirmeyahu, Yeshua envia seus Talmidim (discípulos) para resgatar os israelitas

*Assim como o servo de Avraham levou 10 camelos consigo, 10 homens (tribos) pegarão no tsitsit (franjas do Talit) de um Judeu, Yeshua (ver Zac.8.23) Ele é Shiloh, aquele que quando viesse, atrairia os povos (ver Bereshit 49.11), pois Yeshua veio para buscar as ovelhas  perdidas da casa de Israel (Efraim)

*o valor numérico de "assarah gemalim" (dez camelos) é 698. o mesmo valor encontrado na frase "vehi zekartani"  (e faze-me lembrado), ou seja estaria a Torá dizendo que Yeshua estaria fazendo com que Efraim lembrasse de sua identidade ? Pois Efraim (10 tribos), ficaria tanto tempo distante que estranharia a própria Torá (Ver Os. 7.9 e 8.12).

Que nossa identidade seja restaurada e assumida, para que enfim, possamos estar preparados para nosso noivo.

Shabat Shalom a Todos e...até a próxima !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário