sexta-feira, 22 de julho de 2011

Mensagem da Sedrá da semana

Shabat Shalom a todos !

Após um tempo ausente, retornamos às atividades no blog trazendo a todos os leitores uma reflexão sobre o estudo da Torá deste Shabat, que se encontra no sefer bereshit (Livro de Gênesis) perek (capítulo) 23...Boa leitura !

                                                          A MORTE DE SARAH

Por Yochanan ben Avraham

Introdução:
Antes de abordarmos o assunto desta semana, gostariamos de trazer a memória de nossos prezados leitores que, o real objetivo da Torá é trazer santidade ao povo de YHWH.
Através da observância de seus preceitos, podemos alcançar uma vida mais elevada pois ela está repleta de orientações de caráter ético e moral que podem, (se observados), tornar o mundo um lugar melhor para se viver.
Não ignoramos o aspecto espiritual da Torá e suas derivações, no entanto, nós entendemos que Torá é prática e não elucubrações, suposições místicas do que pode ser ou não ser e etc. Pois foi o Próprio Criador que revelou em D'varim (Deuteronômio) 29.29 o seguinte:

"As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Elohim, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta Lei."

Corroborando com esse raciocínio, vejamos algumas declarações de um israelita do Caminho do primeiro século:

"Porque os que ouvem a Lei não são justos diante de YHWH, mas os que praticam a Lei hão de ser justificados." (Sha'ul ha Sh'liach)

E ainda:

"O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;
Aos quais YHWH quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é o Mashiach em vós, esperança da glória...
Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Mashiach;
Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade...
Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão. E não ligado à cabeça (Mashiach), da qual todo o corpo (Israel), provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de YHWH."
                                                                                                                                   (Sha'ul ha Sh'liach)
Diante destas coisas, finalmente vamos a mensagem desta semana:

Avraham estava em um momento muito sensível de sua jornada, pois ele estava se despedindo de sua companheira, Sarah encerrava sua jornada e como último ato de carinho àquela que o acompanhou por vales e montes, campos e desertos, Avraham procurava um lugar digno para sepultá-la...

1 - Um príncipe de Elohim.
A primeira lição que podemos exrair deste texto, encontra-se no passuk (versículo) 6:
Neste trecho, Avraham é chamado (ou reconhecido) como "Nassi Elohim"  (príncipe de Elohim). É interessante notarmos que, apesar deste reconhecimento popular, Avraham não mudou sua conduta, não teve seu ego inflado por causa de um "título de honra" que lhe atribuiram, manteve-se humilde, chegando a se curvar perante o povo da terra de Chet !! Compare isso com a mensagem da bessorah (boa nova) de Matitiyahu (Mateus) 20. 27 e 28:

"E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;
Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos."

Chaverim (amigos), creio que a mensagem que a Torá está transmitindo aqui é clara:

"Não devemos, por conta de um título ou reconhecimento, julgarmo-nos superiores aos outros" e tirar proveito da situação para beneficiarmo-nos de alguma forma...Pensemos nisso!

2 - Efron x Avraham, um contraste de caráteres.
Outra lição a ser aprendida, encontra-se nos passukim (versículos) 10 ao 16, vejamos:
Tanto Efron quanto Avraham, têm como letra central o "Resh", cujo valor numérico é 200 e se somarmos ambas, chegaremos ao valor pago por nosso patriarca, ou seja, 400...Outro aspecto interessante nesta particularidade entre Efron e Avraham na Letra "Resh", é o fato desta ser a letra para a palavra "Rosh" (literalmente cabeça), termo utilizado para designar liderança. Mas o que isso quer dizer qual seria o "contraste" entre eles ? Bem chaverim...entendemos que ambos gozavam das mesmas possibilidades, mas o caráter de cada um se revelou quando o "lucro" ou a "perda" passaram a ser uma realidade, vejamos:
No capítulo 18 de Bereshit, vemos Avraham oferecendo aos "homens" água e pão (versos 4 e 5). No entanto, serviu-lhes um banquete ! (versos 6,7 e 8) Ou seja, superou as expectativas...Enquanto Efron, anunciou que daria a terra de graça (Bereshit 23.11) mas no final, "cobrou" 400 siclos de prata ! Você pode notar o contraste ?

Agora compare isto com a mensagem da bessorah (boa nova) de Matitiyahu (Mateus) 5.40 e 41:

"E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas."

 A lição aqui é :

"Supere as boas expectativas que as pessoas possam ter sobre você !" 

3 - Não deva nada a ninguém !
Poderiamos também sugerir, que Avraham não queria "dever" nada a ninguém...por isso fez questão de pagar a Efron a quantia mencionada por este. De fato, este princípio acompanhou os talmidim (discípulos) de Yeshua, vejamos:

"Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.
A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a Lei."
                                                    (Ruhomayah 13.7 e 8)

Numa sociedade capitalista, onde o consumismo é pregado de forma massiva, quem de nós nunca perdeu o sono por causa de dívidas ? Quantas vezes compramos sem dinheiro, aquilo que poderia esperar um pouco para obtermos e ficamos "enrrolados" ? Pois bem, se seguirmos este conselho, certamente teremos uma vida mais tranquila...
Infelizmente, muitas pessoas já perderam a "vergonha" e não se importam mais em estar "devendo" aos outros, não se importam mais se estão causando prejuizo ao próximo.

Que possamos ter esta consciência, e desenvolvermos domínio próprio (que é fruto da Ruach haKodesh)...

YHWH abençoe a todos...

SHABAT SHALOM !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário