Por Yochanan ben Avraham
Introdução.
No livro do profeta Hagai (Ageu) que, embora seja pequeno no tamanho, é grandioso e riquíssimo no seu conteúdo devido ao relato nele contido, pois um período importantíssimo na história israelita é abordado trazendo aspectos que, ao serem examinados cuidadosamente, confirmam a manifestação do “Mashiach” (Messias) em duas etapas. Estamos nos referindo a reconstrução do “Beit HaMikdash”(O Templo), ocorrida em meados do ano 520 a .C.
A mensagem de restauração que permeia o período pós-exílio ecoa até hoje e apesar de atualmente muitos utilizarem esta mensagem de uma forma totalmente desconectada do seu propósito e, consequentemente, sentido original, é inegável a importância deste texto na constituição da verdadeira “emunah” (Fé) israelita.
O Templo, símbolo da presença de YHWH.
Assim como o “Mishkan” (O santuário móvel do período da peregrinação no deserto), o Templo representava a presença do Eterno entre os “b’nei Israel” (filhos de Israel), pois era nele que os sacrifícios, ofertas e expiações eram feitos e o encontro entre Criador e criaturas, Céus e Terra se realizava como podemos verificar nos textos abaixo:
E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.
“Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis.” (Shemot/Êxodo 25:8-9)
E ainda:
“Um cordeiro oferecerás pela manhã, e o outro cordeiro oferecerás à tarde.
Com um cordeiro a décima parte de flor de farinha, misturada com a quarta parte de um him de azeite batido, e para libação a quarta parte de um him de vinho,
E o outro cordeiro oferecerás à tarde, e com ele farás como com a oferta da manhã, e conforme à sua libação, por cheiro suave; oferta queimada é a YHWH.
Este será o holocausto continuo por vossas gerações, à porta da tenda da congregação, perante YHWH, onde vos encontrarei, para falar contigo ali.
E ali virei aos filhos de Israel, para que por minha glória sejam santificados.
E santificarei a tenda da congregação e o altar; também santificarei a Arão e seus filhos, para que me administrem o sacerdócio.
E habitarei no meio dos filhos de Israel, e lhes serei o seu Elohim,
E saberás que eu sou YHWH seu Elohim, que os tenho tirado da terra do Egito, para habitar no meio deles. Eu sou YHWH seu Elohim.” (Shemot/Êxodo 29:39-46)
Cremos não ser necessário explicar neste artigo, que o “Beit HaMikdash” (Templo) mantinha todo o propósito, simbolismo e serviços do “Mishkan” (Santuário móvel), pois é algo descrito ao longo das escrituras com tanta clareza que uma dissertação sobre isso chegaria ser redundante.
O Templo também representa os tempos messiânicos e sua edificação, inclusive, é atribuída à linhagem de David, da qual nasceria o “Mashiach” (Messias) escatológico, conforme verificamos em She’muel beit (II Samuel) 7.1-17:
“E sucedeu que, estando o rei Davi em sua casa, e tendo YHWH lhe dado descanso de todos os seus inimigos em redor,
Disse o rei ao profeta Natã: Eis que eu moro em casa de cedro, e a arca de Elohim mora dentro de cortinas.
E disse Natã ao rei: Vai, e faze tudo quanto está no teu coração; porque YHWH é contigo.
Porém sucedeu naquela mesma noite, que a palavra de YHWH veio a Natã, dizendo:
Vai, e dize a meu servo David: Assim diz YHWH: Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação?
Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas andei em tenda e em tabernáculo.
E em todo o lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei porventura alguma palavra a alguma das tribos de Israel, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro?
Agora, pois, assim dirás ao meu servo David: Assim diz YHWH Ts’vaot: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel.
E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz grande o teu nome, como o nome dos grandes que há na terra.
E prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja removido, e nunca mais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes,
E desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus inimigos; também YHWH te faz saber que te fará casa.
Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.
Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre.
Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens.
Mas a minha benignidade não se apartará dele; como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti.
Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.
Conforme a todas estas palavras, e conforme a toda esta visão, assim falou Natã a David.”
Como podemos ver, a relação entre o Templo e o Messias é íntima, algo que fica mais evidente ainda quando verificamos as datas das duas dedicações em comparação com o nascimento de certo personagem como veremos mais adiante.
Um Templo, duas etapas.
A motivação para escrevermos este artigo, originou-se justamente da comparação feitas entre o “primeiro” Templo (construído por Sh’lomo ha melech/ rei Salomão), e o “segundo” Templo (restauração liderada por Zirubavel/Zorobabel), ambos descendentes de David, mantendo e avivando os aspectos messiânicos do evento. Esta comparação acaba sendo o ingrediente mais pitoresco do livro de Hagai (Ageu). Contudo, é importante frisarmos que, apesar de historicamente haver uma definição de “primeiro e segundo” Templo, dando a impressão de coisas distintas, na verdade não existiram, propriamente, dois Templos, mas apenas um que viveu duas etapas diferentes, o que é extremamente significativo considerando o fato de diversos comentaristas das sagradas escrituras considerarem a manifestação do “Mashiach” (Messias) em duas etapas! Seria uma simples coincidência ou mais uma indicação de como se daria a manifestação do tão esperado redentor?
Hagai/Ageu anunciou que o segundo templo, ou melhor, segunda etapa do templo seria mais gloriosa que a primeira etapa, algo que é muito curioso, pois se analisarmos seu texto numa perspectiva mais literal, parece haver uma contradição, pois como o “segundo” Templo poderia ser considerado mais glorioso que o primeiro se o próprio texto (e outros! Ver Ezra/Esdras 3.10-13), afirmam maior riqueza e esplendor daquele que existiu anteriormente?
A resposta certamente esta na forma como o profeta concebeu a mensagem do Eterno, ou seja, ele ouviu e anunciou tal mensagem sob a perspectiva do Próprio Elohim! Algo que está além da compreensão do homem natural, extrapolando os limites temporais deste, antevendo o futuro num contexto muito mais amplo e abrangente.
O Templo, Mashiach ben Yosef e Mashiach ben David.
Dentre as muitas interpretações acerca do que diz a Torah, os profetas e demais escritos sobre o Mashiach (Messias), boa parte dos comentaristas chegaram à conclusão de que a vinda do Mashiach (Messias) seria em duas etapas, uma como servo sofredor (ben Yosef) e a outra em glória como Rei Soberano (ben David). Se compararmos isto com o que diz o Hagai/Ageu 2.9, onde é dito que a glória do segundo Templo será maior que a do primeiro templo, mais uma vez vemos Yeshua cumprindo os requisitos necessários para ser reconhecido como o Mashiach, pois a segunda etapa de sua vinda será gloriosa, contrastando com sua primeira vinda, ou seja, a glória da segunda vinda será maior que a da primeira! Sim... Pois nela todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Yeshua é o Senhor!
As dedicações do Templo e o nascimento de Yeshua.
Outro ponto de contato muito forte entre o Templo e o Mashiach esta nas datas envolvendo as dedicações do templo e o nascimento de Yeshua ben Yosef, vejamos:
E o rei Salomão ofereceu sacrifícios de bois, vinte e dois mil, e de ovelhas, cento e vinte mil; e o rei e todo o povo consagraram a casa de Elohim.
E os sacerdotes, serviam em seus ofícios; como também os levitas com os instrumentos musicais de YHWH, que o rei David tinha feito, para louvarem a YHWH, porque a sua benignidade dura para sempre, quando David o louvava pelo ministério deles; e os sacerdotes tocavam as trombetas diante deles, e todo o Israel estava em pé.
E Salomão santificou o meio do átrio, que estava diante da casa de YHWH; porquanto ali tinha ele oferecido os holocaustos e a gordura dos sacrifícios pacíficos; porque no altar de metal, que Salomão tinha feito, não podia caber o holocausto, e a oferta de alimentos, e a gordura.
E, assim, naquele mesmo tempo celebrou Salomão a festa por sete dias e todo o Israel com ele, uma grande congregação, desde a entrada de Hamate, até ao rio do Egito.
E no dia oitavo realizaram uma assembléia solene; porque sete dias celebraram a consagração do altar, e sete dias a festa.
E no dia vigésimo terceiro do sétimo mês, despediu o povo para as suas tendas, alegres e de bom ânimo, pelo bem que YHWH tinha feito a David, e a Salomão, e a seu povo Israel. (Divrei ha Yamim/2 Crônicas 7:5-10)
Na rededicação do mesmo Templo a Bíblia diz o seguinte:
No sétimo mês, ao vigésimo primeiro dia do mês, veio a palavra de YHWH por intermédio do profeta Ageu, dizendo:
Fala agora a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e ao restante do povo, dizendo:
Quem há entre vós que tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos, comparada com aquela?
Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz YHWH, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra, diz YHWH, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz YHWH dos Exércitos,
Segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito permanece no meio de vós; não temais.
Porque assim diz YHWH dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, farei tremer os céus e a terra, o mar e a terra seca;
E farei tremer todas as nações, e virão coisas preciosas de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz YHWH dos Exércitos.
Minha é a prata, e meu é o ouro, disse YHWH dos Exércitos.
A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz YHWH dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz YHWH dos Exércitos. (Hagai/Ageu 2:1-9)
Como podemos constatar tanto a dedicação quanto a “rededicação” do Templo ocorreram na mesma época, ou seja, ao final da celebração de Sukot, conhecida como a festa das cabanas, ou tabernáculos, certamente não foi obra do acaso, mas um sinal, algo para ficar marcado no coração dos israelitas. Agora vejamos a data de nascimento de Yeshua e suas palavras confirmando que ele e o Templo se fundem no âmbito da interpretação da profecia de Hagai/Ageu.
O nascimento de Yeshua pode ser “rastreado” se tão somente tivermos paciência de buscarmos nas escrituras as referências que nos levarão a uma conclusão sobre o assunto, a de que assim como o Templo foi dedicado em sukot, Yeshua nasceu na mesma época e como não se bastasse isso, Ele mesmo afirmou ser o Templo:
E estava próxima a páscoa dos judeus, e Yeshua subiu a Jerusalém.
E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados.
E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas;
E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda.
E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará.
Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Que sinal nos mostras para fazeres isto?
Yeshua respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.
Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias?
Mas ele falava do templo do seu corpo.
Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Yeshua tinha dito.
(Yochanan/João 2:13-22)
Outro elemento importante para considerarmos, são as palavras descritas em Guilyana/Apocalipse 21.22, como se segue:
E nela não vi templo, porque o seu templo é o YHWH El Shaday, e o Cordeiro.
Último, ocidental e fugindo à vista.
Abordaremos agora um aspecto interessantíssimo do texto de Hagai/Ageu, que só é possível enxergar a partir do texto original, vejamos:
גדול יהיה כבוד הבית הזה האחרון מן הראשון--אמר יהוה צבאות ובמקום הזה אתן שלום נאם יהוה צבאות
Gadol ihieh kvod habeit hazeh ha acharon min ha rishon amar YHWH Ts’vaot uvamakom hazeh eten shalom num YHWH Ts’vaot
A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz YHWH dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz YHWH dos Exércitos. (Hagai/Ageu 2:9)
A palavra hebraica utilizada para descrever último é אחרון “acharon”. Esta palavra também é utilizada para se referir a “ocidental”, outro detalhe que sugere uma interpretação surpreendente é o fato de que, se calcularmos o valor da palavra “acharon” através da guematria, (sistema de cálculo das letras hebraicas) chegaremos ao valor 265, o mesmo valor da expressão “hatsil eyn” que quer dizer literalmente “para escapar do olho”, ou seja, fugir à vista, esconder e etc. Logo, poderíamos dizer que o Templo estaria escondido no ocidente? Não exatamente, mas se considerarmos que o Templo e o Mashiach indicam a presença de YHWH, e que um tipifica o outro poderíamos dizer que: O Mashiach está escondido no ocidente! Mas de que forma? Bem... Nós sabemos que o Mashiach seria Judeu, cumpridor da Torah e restaurador do Reino de Israel resgatando os dispersos deste povo nos quatro cantos da terra, Estabelecendo a Paz e a justiça. Portanto, qualquer definição diferente disso é equivocada. Contudo, boa parte dos judeus modernos consideram que esta obra seria feita em uma única etapa e este detalhe, somado à roupagem que foi dada a Yeshua HaMashiach por parte do cristianismo, dando–lhe o nome “Jesus Cristo”, faz com que os judeus o neguem por considerarem que ele não cumpre os requisitos estabelecidos pelas escrituras, de fato, a forma como este Messias é apresentado difere bastante do que é apresentado pelos profetas, pois ele é apresentado numa forma ocidental (acharon), causando estranheza a seu povo... Exatamente como ocorre com Yosef (José), que apesar de ser hebreu, ter nome hebreu, observar a Lei do Eterno foi apresentado a seus irmãos como um egípcio, chamado de “tsafenat paneach”, vestido como um egípcio, submisso as leis egípcias.
Conclusão.
Cremos que em breve, as roupas ocidentais serão removidas e não somente a identidade do Messias será revelada aos seus irmãos, mas também toda sua obra redentora será reconhecida pela Casa de David...
Que seja breve e em nossos dias, amen.
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