Compilado por Johann van Rooyen.
Traduzido e organizado em tópicos por Yochanan ben Avraham
Introdução.
No tratado
Sanhedrin 39a, o Talmud Bavli fala da resposta do Rabbi Abahu a um escarnecedor
que lhe disse o seguinte: “seu Elohim é um brincalhão... Porque Ele fez o
profeta Yechezkel (Ezequiel) deitar-se sobre seu lado esquerdo por 390 dias e
depois sobre seu lado direito por 40 dias.”
O
escarnecedor achou estranha a natureza destes atos simbólicos e viu nisso uma
oportunidade de zombar da Fé dos judeus em um Elohim justo e sensato.
Um representante justo suporta a
punição devida a toda comunidade
Rabbi Abahu
respondeu: “Quando uma nação se rebela contra seu rei, se este for cruel, ele
matará a todos; se ele for misericordioso, matará metade deles; se ele estiver
cheio de misericórdia, ele fará com que os principais dentre eles sofram,
poupando a maioria. Assim também o Eterno castigou Yechezkel para apagar os
pecados de Israel.
No
comentário sobre o Sefer Yechezkel (Livro de Ezequiel), Rabbi Mosheh Eisemann
continua: “O conceito deste tsadik (justo) sofrer em lugar da comunidade, está
elaborado sobre o Sefer Chassidim (Livro dos Devotos). A passagem começa com
uma discussão da responsabilidade comum que repousa sobre toda a nação de
Israel: “Todo Israel é responsável uns pelos outros. O pecado de um é o pecado
de todos.” Desta forma, em sua confissão no Yom Kippur o Kohen Gadol (Sumo
Sacerdote) declara: “Eu tenho pecado junto com todo Israel.” Ele diz isso tendo
pecado ou não. Isto é para que o povo tivesse um senso de amor e
responsabilidade uns para com os outros e aprendessem a corrigir uns aos
outros.
Um tsadik (justo) como representante.
O sefer
chassidim então cita o sofrimento de Yechezkel (Ezequiel) conforme descrito no
capítulo quatro. Vejamos:
Pois este é
o caminho perante HaShem. Quando algo é decretado e eles não se arrependem,
então a punição deve vir. Agora, se o tsadik é feito para sofrer, então esta
punição é suportada por ele.
Um castigo
severo tinha sido decretado sobre Israel nos pecaminosos dias do rei Menashe
(Manassés) e do rei Yehoyakim (Joaquim). No entanto, o povo simplesmente foi
exilado, não sofrendo uma punição física severa.
O Midat
HaDin (atributo de justiça; penalidade severa) argumenta: “Por que eles foram
tratados tão suavemente ?” Assim disse HaShem a Yechezkel (Ezequiel): “Aceite o
sofrimento sobre ti mesmo. Deste modo o Midat HaDin não terá como reivindicar,
pois quando ele ver o sofrimento do tsadik (o justo que não merecia ser
punido), não terá como exigir a punição sobre todo o povo. Assim, de acordo com
o sefer chassidim, o Midat HaDin do Eterno, que busca uma punição para a
comunidade inteira é satisfeita quando a punição é dispensada apenas ao tsadik (pessoa
justa) representante.
Para
entendermos este conceito, devemos voltar à ideia que temos discutido ao longo
deste comentário: a unidade essencial da assembleia de Israel. Enquanto cada
pessoa criada é a imagem de Elohim e em si mesmo é um microcosmo, a justiça de
Elohim, no entanto, pode dirigir-se à comunidade de Israel como um todo na
capacidade que uma pessoa justa (tsadik) tem para salvar toda comunidade com o
seu mérito.
Quando toda
comunidade é considerada uma unidade indivisível, então, de fato, a culpa por
uma má ação individual é atribuída a todos. Embora não se possa dizer que o
tsadik tenha pecado como indivíduo, por fazer parte da comunidade que pecou e
tendo em vista sua solidariedade, ele assume a responsabilidade pelos pecados
da comunidade... E por isso mesmo, o sofrimento de um pode ser visto como o
sofrimento de todos. [Ver. loc. cit.:
Maharal: “Um rei misericordioso pune os grandes da comunidade, que é a parte
equivalente ao todo. Ver capítulo quatro do RaMChaL, Mesilat Yesharim, que
discute a tensão entre a severidade de Elohim (Midat HaDin) e a sua
Misericórdia (Midat Rachamim), mencionando a possibilidade de rachamim
(misericórdias) amenizar Dinah (severidade) na medida em que um tsadik suporte
sobre si o castigo devido a toda comunidade]. Assim Yechezkel (Ezequiel)
expia seu povo, porque a culpa comum é amenizada pela dor de toda comunidade
sofrida por um de seus componentes indivisíveis - um tsadik representante.
Rebbe
Nachman de Breslov, neto do Rabino Yisrael ben Eliezer, o Baal Shem Tov,
escreveu sobre o efeito expiatório do sofrimento de um tsadik em Likutey Moharan II ,
8.6: “Saiba que, por vezes, o perdão dos
pecados acontece pelo mérito coletivo da comunidade, há porém, momentos em que
os membros da comunidade não são suficientemente dignos de terem seus pecados
perdoados em seus próprios méritos. O tsadik é então obrigado a comprometer-se
a sofrer por causa do povo de Israel. “certamente ele levou as nossas doenças e
carregou as nossas dores”. (Yeshayahu 53.4). A comunidade em geral é salva
do sofrimento e da doença, mas não o tsadik, porque ele comprometeu-se a sofrer
em nome de todo o povo de Israel.
No livro: “Trust-me: A Anthology of Emunah and
Bitachon.” dos Rabinos Eliezer Parkoff e Eliezer Linas,( publicado pela Feldheim
Publishers, 2002, ISBN 1583305319 & 9781583305317), lemos o seguinte:
“A
opinião de Rabbi Elazar é que... Assim como o agricultor coloca o jugo somente
no boi, que pode arcar com o ônus, assim também HaShem coloca o ônus da punição
pelas transgressões do mundo sobre o tsadik (o justo representante). Isto serve
para proteger o mundo, ao expiar transgressões, mesmo que nós não possamos
compreender plenamente como isso funciona."
O grande
filósofo e cabalista judeu Rabbi Mosheh Chaim Luzatto (o RaMChaL) nos dá
algumas dicas em “Derech HaShem” (O Caminho de HaShem), seu resumo clássico do
judaísmo: “Todos os homens foram
originalmente ligados um ao outro, como nossos sábios ensinam: todos os
israelitas são fiadores e responsáveis
uns dos outros”. (Tratado Shavuot 39a. Talmud Bavli). Como resultado deste
princípio, sofrimento e dor podem ser impostos a um tsadik (pessoa justa) como
expiação para sua geração inteira. Este tsadik então deve aceitar o sofrimento
com amor em benefício de sua geração, assim como ele aceita que o sofrimento
lhe seja imposto para o seu próprio bem. Ao fazer isso ele beneficia sua
geração e, ao mesmo tempo, ele mesmo é elevado a um grau muito maior.
Como foi
feito a este tsadik, será feito em um dos líderes da comunidade no mundo
futuro, como discutido anteriormente. Tal sofrimento inclui também casos em que
o tsadik sofre porque toda sua geração merece grande castigo, beirando a
aniquilação, mas é poupada via sofrimento do Tsadik. Expiando sua geração
através de seu sofrimento, este tsadik salva essas pessoas neste tempo e também
os beneficia muito no Olam Haba (mundo vindouro). Além disso, há algo especial,
um tipo maior de sofrimento que trata o tsadik, que é ainda maior e mais
aperfeiçoado do que os que foram discutidos acima. Este sofrimento maior
providenciará a ajuda necessária para trazer uma cadeia de eventos que levam a
humanidade como um todo, à perfeição final. De acordo com o plano original, é
necessário que o homem passe antes por, pelo menos, algum sofrimento, assim, tanto
ele como o mundo poderiam atingir a perfeição. Isto se tornou necessário porque
um dos conceitos básicos da situação do homem é de que HaShem conteve sua Luz
escondendo sua face (presença). Isto ocorreu por causa da corrupção e dano espiritual
causados pelos muitos pecados do homem, que retrocedeu ainda mais causando
maior afastamento da presença de Elohim. O mundo e tudo o que nele há está
degradado, portanto, exige que a sabedoria insondável do Eterno traga uma série
de eventos para atingir sua retificação. Entre os elementos mais importantes
desta sequência é a exigência de que o homem seja punido por sua maldade até
que o atributo de justiça (Midat HaDin) seja satisfeito. No entanto, HaShem
“arranjou” as coisas, selecionando pessoas perfeitas para corrigir as coisas
para e em nome de outros, como tem sido discutido.
O Midat
HaDin portanto, diz respeito a estes tsadkim (justos) e não para todo o mundo
em geral, indivíduos como estes, são perfeitos e são, portanto, dignos apenas
do bem. A única razão pela qual sofrem é para o perdão e benefício de outros, e
o atributo de justiça deve, portanto, ser satisfeito com uma pequena quantidade
de sofrimento, ou seja, o sofrimento de um tsadik compensaria uma grande
quantidade de sofrimento daqueles que realmente pecaram. Além disso, o mérito e
o poder destes tsadkim também são aumentados por causa de tal sofrimento, e
isso lhes da ainda maior capacidade de corrigir a sua própria geração e também
poder corrigir todos os danos espirituais causados desde o início do tempo dos
primeiros pecadores. É óbvio que indivíduos como estes acabarão sendo os
maiores líderes no Olam HaBa (Mundo Vindouro), e serão os que estarão mais
próximo de HaShem.
Fonte:
“Derech HaShem.” Rabbi Moshe Chaim Luzatto (o RaMChaL)
“A realidade
e necessidade da expiação vicária por substituição penal, é parte integrante do
judaísmo clássico.” (Derech Yisrael/ O caminho de Israel)
Exemplos nos Midrashim.
Sobre a
amarração de Yits’chak no monte Moriyah, lemos o seguinte no Midrash Bereshit
(Genesis):
“Meu pai, meu pai.” Chorava Yits’chak.
“Aqui estão o fogo e a lenha,
mas onde esta o cordeiro para o sacrifício?”
Avraham respondeu: “HaShem
escolherá o cordeiro para o sacrifício meu filho, e se não, você vai ser o
cordeiro.”
Yits’chak pôs as mãos no rosto e chorou. Mas Yits’chak se controlou
e confortou a Avraham:
“Não se sinta angustiado meu pai... Cumpra a vontade do
Criador através de mim! Que meu sangue seja uma expiação para o futuro povo de
Israel.”
No midrash
Shir HaShirim Rabbah 1.14.1 é dito:
“O meu amado é para mim como um cacho de
henna (kofer). O cacho refere-se a Yits’chak, que estava amarrado no altar como
um cacho de henna (kofer), porque ele
expia (kapar) as iniqüidades de Israel.”
É importante
dizer que, no hebraico, as consoantes B e V são essencialmente idênticas, assim
como as consoantes F e P também são, de modo que as palavras com K,F,R ou com a
raiz consonantal K.P,R são muito próximas. Por isso, segundo este entendimento,
“Kofer” é uma indicação de “Kapar”.
“Moshe disse
a HaShem: Chegará o tempo em que Israel não terá um Templo ou Tabernáculo... O que
vai acontecer com eles então? HaShem respondeu: Eu tomarei um de seus justos, e
o manterei como penhor (garantia) por vós, a fim de que eu possa perdoar todos
os seus pecados.”
(Shemot Rabbah 35.4)
Exemplos no Talmud.
O dito
Talmudico é claro ao dizer que a morte de um tsadik (justo) é uma expiação
pelos pecados das pessoas comuns. Vamos ver algumas citações:
“Disse o
Rabino Ammi: Por que o relato da morte de Miriam está colocado ao lado das leis
da Parah Adumah (Novilha Vermelha)? Para nos informar que assim como o ritual
das cinzas da Parah Adumah faz expiação, o mesmo acontece com a morte do tsadik
que faz kaparah (expiação; cobertura de pecados) pela vida que deixaram para
trás.” (Moed kattan 28 a )
“Rabbi
Eleazar disse: Por que o relato da morte de Aharon está perto do relato da
deposição das vestes sacerdotais? Para nos informar que, assim como os
paramentos do Cohen (sacerdote) eram meios para efetuar kaparah (expiação), da
mesma forma a morte das obras de justiça expiam.” (Moed katan 28 a )
“E O Senhor
disse ao malach (anjo; mensageiro) que destruiu o povo: É suficiente. Rabbi
Eleazar disse: Ha Kadosh Baruch hu (O Santo, Bendito seja Ele) disse ao malach:
Leve um rav (grande; homem virtuoso) dentre eles, pois através de sua morte
muitos pecados serão expiados...”
(Berachot 62 b)
Exemplos em Qumran.
Os
manuscritos do Mar Morto, encontrados nas cavernas de Qumran, ensinam que a dor
em lugar do próximo e até mesmo a difamação universal de um tsadik (justo) pode
efetuar a expiação:
“Sua sabedoria será grande. Ele vai
fazer expiação por todos os filhos de sua geração. Ele será enviado para todos
os filhos de sua geração. Sua palavra será como a palavra do Céu e seu ensino
será de acordo com a vontade do Senhor. Seu sol arderá eternamente. O fogo será
aceso em todos os cantos da Terra. Sobre as trevas ele brilhará. Então a
escuridão se afastará da Terra assim como a profunda escuridão da terra seca.
Falarão muitas palavras contra ele. Haverão muitas mentiras. Inventarão muitas
histórias caluniosas sobre ele. Dirão coisas vergonhosas sobre ele. Ele
derrubará a geração má e haverá grande ira. Quando ele surgir haverá mentira e
violência e o povo vagueará nos seus dias e ficarão confusos.” (4Q541)
Exemplos no Zohar.
O
ensinamento da expiação vicária e da substituição penal pelo sofrimento de um
tsadik (justo), também é parte integrante do Zohar (principal obra cabalista):
“Daí o
Tasdik é (ele mesmo) verdadeiramente uma oferta de expiação. Mas quem não é
justo é desqualificado como oferta em razão do defeito que sofre, e é,
portanto, como os animais defeituosos, dos quais esta escrito: Eles não será
aceitos por ti. (Vayikrá/Levítico 22.25). Por isso é que os tsadkim (justos)
são sacrifício e expiação pelos pecados do mundo.” (Zohar; seção 1 pg 65)
“Nós
aprendemos que, enquanto Israel está em cativeiro não pode trazer ofertas, a
menção dos filhos de Aharon seria sua expiação. Por isso temos aprendido que
Avihu e Nadav foram iguais aos seus dois irmãos Eleazar e Ithamar, para que
juntos, fossem reconhecidos como os setenta anciãos que estavam associados com
Mosheh, por isso suas mortes foram expiação por Israel.”
(Zohar; seção 3 pg
56).
“Quando
HaShem deseja dar a cura ao mundo. Ele fere um representante tsadik (justo)
dentre eles com aflições e sofrimentos, e através deste justo dá a cura para
todos, como está escrito: mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído
pelas nossas iniquidades e pelas suas pisaduras fomos sarados (Yeshayahu/
53.5). Um tsadik nunca é atingido, a não ser para trazer a cura para a sua
geração e para fazer expiação por ela. (Zohar; seção 3, pg 218)
“Os antigos
sábios têm opiniões divididas sobre Yiov (Jó), alguns mantêm a opinião de que
ele era um tsadik dos gentios e outros que ele era um tsadik de Israel, que foi
ferido para fazer expiação pelos pecados do mundo” (Zohar; Seção 3, pg 231)
Exemplos em fontes antigas.
A doutrina
da expiação vicária e substituição penal pelo sofrimento do Tsadik (justo)
também é encontrada em fontes primitivas:
“E quando
sua carne tinha sido queimada e ele estava prestes a expirar, Eleazar levantou
os olhos a HaShem e disse: Tu sabes HaShem, que, embora eu poderia ter salvo a
mim mesmo, eu estou morrendo por causa da Lei (Torah). Tenha misericórdia do
teu povo Israel e aceite nosso castigo como expiação por eles. Faça do meu
sangue sua purificação e leve minha vida em troca de deles.” (IV Macabeus
6.26-29).
“E estes
homens, portanto, depois de terem dado a vida... Através de suas mortes nossa
nação foi purificada, tendo eles se tornado uma expiação pelos pecados de nossa
nação; e por meio do sangue destes homens justos e piedosos e da expiação pelas
suas mortes HaShem salvou Israel...”
(IV Macabeus 17. 21-22).
Uma nota.
*É importante dizer que o IV livro de
Macabeus foi escrito, provavelmente, na primeira metade do Século I d.C. em
idioma grego. Trata-se de uma homilia que ressalta a superioridade da razão
sobre a paixão, utilizando, inclusive pensamentos de origens pagãs. Contudo, em
nível de estudo, a inclusão de algumas passagens servem para que se saiba que a
opinião da comunidade que utilizava estas palavras, tinha o mesmo entendimento
sobre expiação de outros grupos judaicos em tempos e locais diferentes.
Exemplos na Literatura contemporânea
No livro,
“Expiação na morte de um Tsadik.” (Rabbi Elchanan Lewis), lemos o seguinte:
“Pergunta”: Como pode a morte de um
tsadik tornar-se expiação?”
“Resposta”: O tsadik não é simplesmente uma
pessoa, um indivíduo que tem impacto apenas em si mesmo; ele é uma
personalidade corporativa, uma figura pública que afeta a todos aqueles que
estão ao redor dele; a perda de um tsadik é, portanto, uma perda pública e não
apenas a perda de um indivíduo ou de uma única família. Os Tsadkim (justos) não
estão aqui para si mesmos, mas para os outros. Esta é a forma como eles vivem e
é assim que eles também morrem. Assim, como a morte serve como expiação daquele
que falece, a morte de um tsadik faz “kaparah” (expiação) para toda sua
comunidade.
Quero exaltar a sua precisão e eficácia em expor esse tema. Que o Eterno te abençoe. Shalom.
ResponderExcluirQuero exaltar a sua precisão e eficácia em expor esse tema. Que o Eterno te abençoe. Shalom.
ResponderExcluirMuito bom!!!
ResponderExcluirRealmente, muito bom!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPodem me tirar uma dúvida, se possível é claro. Como entender essa questão do Zohar "Seção 1".
ResponderExcluirO que significa seção 1? É tipo "volume 1"?