quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O mover da nuvem

Por Yochanan ben Avraham

O período de peregrinação no deserto vivido pelo povo de Israel, além dos inúmeros milagres testemunhados, está repleto de lições para os 'talmidim' (discípulos) de Yeshua para que estes seguissem suas jornadas cientes do percurso que enfrentariam, haja vistas para o fato de que o 'talmid' (discípulo) de Yeshua está enxertado na 'Oliveira' (Israel) conforme lemos em Ruhomayah (Romanos) 11.
Sabedor destas coisas, Sha'ul hash'liach (Paulo o emissário) fez uso desta realidade para orientar as kehilot (congregações) espalhadas pelo mundo de então e, porque não dizer de hoje, como vemos em Curintayah alef (I Coríntios) 10.
Com este mesmo objetivo, tentaremos expor neste pequeno artigo o momento que nós, israelitas do Caminho, estamos vivendo.
Conforme lemos em Bamidbar (Números), vimos que a jornada de Israel seguia o "ritmo" ditado pelo Eterno através do movimento da nuvem (Nm. 9.17), este "ritmo" poderia ser lento (Nm 9. 19) ou acelerado (Nm 9.21). Agora, pensemos um pouco: muitas vezes o povo deve ter chegado aos acampamentos determinados por HaShem, exaustos...mas mesmo assim montavam suas tendas, montavam o mishkan (tabernáculo), tomavam "um fôlego" e aí...a nuvem voltava a se mover! E começava tudo de novo: desmonta tenda, desmonta mishkan e ...vamos em frente!
Trazendo isso para o nosso momento, quantos de nós levantamos nossos "acampamentos" do cristianismo (em todas as suas formas), enfrentamos o calor e a aridez do deserto durante o dia e o frio e a escuridão durante a noite (que podem ser perfeitamente metáforas para as calúnias, perseguições e abandonos que sofremos por iniciarmos nossa Teshuvá (Retorno) ao Eterno e sua Torá). Conduzimos nossos "rebanhos" e nossas "tendas" até o lugar que achávamos seguro (judaísmo rabínico) e, subitamente, a "nuvem" começa a se mover! Então, mesmo que cansados ou feridos, levantamo-nos e recomeçamos nossa jornada... E nesse momento, nos lembramos dos profetas e dos emissários de Yeshua HaMashiach:

"Levantai-vos e ide, pois aqui não é lugar de descanso, por causa da impureza que traz destruição, destruição enorme." (Miqueias 2.10)

"Pois aqui não temos cidade permanente, mas buscamos a que virá." (Ivrit (Hebreus) 13.14)

"Mas nossa pátria está no céu, de onde também aguardamos um Salvador, O Senhor Yeshua HaMashiach."  (Fp. 3.20) 

É bem verdade que, alguns, durante o percurso encontraram "bons acampamentos" (como os rubenitas, gaditas e menashitas e decidiram “ficar por ali mesmo” ,ver Nm. 32), no entanto, mesmo estes não devem ficar de braços cruzados enquanto os seus outros irmãos lutam.
Amados, sei que muitos de nós estamos cansados por causa do árduo caminho percorrido até aqui, mas quero lembrar-lhes a promessa de YHWH nosso Elohim que diz: "...os que esperam em YHWH renovarão suas forças; subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; andarão e não se fatigarão..." (Yeshayahu 40.31)

Chazak !!!

Um comentário:

  1. Shalom u'verakhot, foi bom ler isso, vocês no rio ainda tem mais uniformidade, estou no interior de São Paulo e me sinto quase que sozinho no caminho, olar por essa janela(net) me anima.

    ResponderExcluir