segunda-feira, 7 de maio de 2012

Iniquidade disfarçada


Por Yochanan ben Avraham

Ha Satan (o adversário), está empenhado em impedir que as pessoas conheçam o Caminho do Senhor, por isso ele se infiltra nas religiões acrescentando ou tirando palavras ao texto sagrado, impedindo, desta forma, que se conheça a boa, perfeita e agradável vontade de nosso Adon (Senhor), que é a de que sejamos salvos e conheçamos a verdade (I Tm. 2.4).

Um dos sinais do fim dos tempos, preditos por Yeshua, que menos chama atenção das pessoas é a multiplicação da iniqüidade (Mat. 24.12), este mal será responsável pelo esfriamento do amor e o amor é o combustível para o cumprimento da Lei do Eterno, pois o próprio Yeshua ensinou que se o amamos guardamos os seus mandamentos (Yochanan/João 14.15).

Afinal, o que é iniqüidade?
Primeiramente, precisamos saber qual é o idioma original do texto em questão, pois um dos grandes erros cometidos por aqueles que estudam (ou pelo menos dizem estudar) as escrituras, é se basear em traduções que, geralmente, estão adaptadas a um conceito pré-estabelecido.
Para a grande maioria, o chamado “Novo Testamento” foi escrito originalmente em grego, mas existe um número considerável que defende uma origem aramaica, por isso devemos examinar tanto uma como outra fonte para chegarmos a um denominador comum, Vejamos:

Para os que defendem o grego como fonte original, a palavra para iniqüidade é “Anomia” que dá a idéia de negação da Lei, pois “nomos” (Lei) com o alfa (primeira letra do alfabeto grego) como partícula negativa (sem) no início da palavra forma literalmente “Sem Lei”.

Para os que defendem o aramaico, a palavra utilizada para iniqüidade é “Eola” que, assim como a grega “anomia”, significa “violação da Lei”

Diante destas coisas, a pergunta que não quer calar é a seguinte:
Se tanto o grego quanto o aramaico afirmam que iniqüidade é violação da Lei, contrário a lei, sem Lei e outras similaridades, qual é então a Lei que está sendo rejeitada? Responda a você mesmo.

De que forma a iniqüidade começou a ser aceita dentre aqueles que dizem seguir a Yeshua e servir ao Senhor?
Para responder a pergunta acima, leiamos o que disse Yehudah (Judas) em sua epístola:

“Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Elohim em libertinagem e negam Yeshua HaMashiach, nosso único Soberano e Senhor”. (Yehudah/Judas 1:4)

Para os cristãos, tanto católicos quanto evangélicos, há um entendimento equivocado sobre a Graça do Senhor, pois interpretam Yochanan/João 1.17 de uma forma, como se a Graça passou a vigorar a partir de Yeshua, mas não é isso o que as escrituras dizem! (sugerimos ao caro leitor deste artigo, que leia neste mesmo blog o texto: “Caindo da Graça?”, para que se compreenda o sentido de “Graça” segundo as escrituras.)

Outra faceta da iniqüidade engendrada por ha satan
A astúcia do adversário também pode ser percebida no “famoso” conceito das “Leis Noéticas”, ou seja, uma suposta Lei dada pelo Eterno a Noach (Noé) para todos aqueles que não são judeus, que consiste em obedecer (segundo o tratado sanhedrin do talmud bavli) os seguintes mandamentos:

*Não cometer idolatria
*não cometer blasfêmia
*Não cometer assassinato
*Não cometer imoralidade sexual
*Não roubar
*Não comer carne de animal vivo
*Estabelecer sistemas jurídicos

Todas estas ordenanças foram codificadas aproximadamente no Sec. V. o que é bem posterior a própria Mishnah (Séc.II - primeira obra importante do judaísmo rabínico e fonte central do pensamento judaico posterior. É a forma escrita da tradição oral judaica, conhecida como Torá oral). Ou seja, mesmo na tradição rabínica não havia este pensamento, que impede o estrangeiro de se aproximar do Criador e suas instruções! Agora compare isso com o que a Torah e os Profetas dizem:

 “Uma mesma Torah e um mesmo direito haverá para vós e para o estrangeiro que peregrina convosco.” (Bamidbar/Números 15:16)

Se fomos enxertados em Israel por meio de Yeshua, conforme escreveu Sha’ul (Paulo) em Ruhomayah/Romanos 11, devemos atentar para estas palavras!

“E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido a YHWH, dizendo: Certamente YHWH me separará do seu povo... E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem a YHWH, para o servirem, e para amarem o Nome de YHWH, e para serem seus servos, todos os que guardarem o Shabat, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança...” (Yeshayahu/Isaías 56:6)

Se alguém ensina que o estrangeiro não deve guardar a aliança de Elohim, ele está contrariando as escrituras como podemos ver ainda no Profeta Zecharyah/Zacarias as seguintes palavras:

“E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Yerushalayim, subirão de ano em ano para adorar o Rei, YHWH dos Exércitos, e para celebrarem a festa de Sukot.” (Zechariyah/Zacarias 14:16)

Se para os estrangeiros só cabem as “leis noéticas” como é que o Eterno exigirá a adoração de todas as nações em Chag Sukkot (festa das tendas)?

Outro texto interessante, que indica o ensinamento da Torah na íntegra, está em Ma’assei (Atos) 16. 20 e 21:

 “E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade e nos expõem costumes que não nos é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos.” (Ma’assei/Atos 16:20-21)

Podemos perceber o seguinte na leitura deste capítulo que, em um shabat (sábado), como de costume, os emissários ensinavam a Palavra do Senhor (não havia um novo testamento, portanto é obvio que o que eles ensinavam era a Torah!) e ao ensiná-la os homens (romanos) se sentiram constrangidos em adotar um “estilo de vida judaico”, logo, fica evidente nas entrelinhas deste episódio, que não havia uma distinção como é sugerida pela pretensa “Lei noética”.

Percebemos então que este conceito, nada mais é um ardil do adversário para que a iniquidade se multiplique e o cumprimento da Torah se apague entre os homens.
Resta-nos decidir a quem devemos ouvir... se aos homens e suas tradições ou ao Eterno e sua palavra.

Chessed v’Shalom lekulam!
(Graça e Paz para todos!) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário