sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Reflexões sobre o Mashiach

Por Yochanan Ben Avraham

Introdução
Nos últimos dias, os ambientes virtuais das comunidades Messiânicas e Nazarenas brasileiras, andaram bem agitados...Isso por conta de uma (aparente ou fatual) "renuncia da fé em Yeshua" como o Mashiach (Messias) por um importante grupo que, ao longo dos anos se destacou pela consistência bíblica de seus artigos e estudos. Como alguém que fez parte deste referido grupo e participante do processo de restauração da emunah israelita que, diga-se de passagem, não é propriedade de nenhuma instituição ou grupo, me sinto compelido a dizer algo sobre este momento.
Antes de qualquer coisa, quero esclarecer que não pretendo, com este artigo, condenar ou absolver a quem quer que seja, mas abrir uma via de reflexão para todos aqueles que amam ao Eterno e sua santa Torah, desejando de todo coração observar seus preceitos.

Quem é o Mashiach?
Esta é a pergunta que muitos estão fazendo neste momento, só o fato de se permitir a dúvida, muitos já sentenciam à condenação o "infeliz" questionador...No entanto, considerando que a dúvida é o pavio do conhecimento, ela pode ser o caminho das certezas mais inabaláveis que alguém poderia desejar. Seja para a ratificação de Yeshua como O Mashiach, seja para sua desqualificação como tal. Isso posto, dentre tantas incertezas, uma certeza posso apresentar: "Dizer que Yeshua não é o Mashiach, é tão duvidoso quanto dizer que ele é o Mashiach".

Explico:
A discussão sobre ele ser ou não o Mashiach é antiga, bem anterior a minha geração, e os proponentes de cada uma destas opiniões, se esmeraram (e ainda se esmeram) em defendê-las. Ambas as partes apresentam  fortes argumentos bíblicos para justificarem suas posições e refutarem seus "oponentes", também se "deliciam" a apresentar testemunhos de homens que, em dado momento de suas fugazes existências, "viraram a casaca" e passaram a jogar a seu favor, homens que passaram a ser exibidos como troféus.
Se "biblicamente" é possível provar tanto uma quanto outra ideia, me pergunto se o fator condicionante para o conhecimento (ou reconhecimento) do Mashiach, seja extra bíblico...seria algo reservado a esfera mística? Obviamente tal "sugestão" causa arrepios naqueles que chamo de "biblicistas ortodoxos", ou seja, pessoas que rejeitam toda e qualquer variável que não estejam registradas nas escrituras, sem considerar o fato de que, nem tudo está nas escrituras e o próprio Elohim deu ao homem condições de deliberar sobre estas "variáveis" (vide os shoftim em D'varim/Deuteronômio 16). E para complicar um pouco mais, muito do que se diz: "Escritura", numa análise mais séria, sequer poderia ser chamada de tal coisa devido ao grande número de inserções, interpolações e etc. que os homens fizeram ao longo dos anos.

Qual é a verdade?
No campo filosófico, esta discussão (é ou não o Mashiach), pode ser enquadrada perfeitamente no que chamamos de dialética, onde uma tese (afirmação ou situação inicial), sofre uma oposição. A esta oposição denominamos antítese e deste conflito, resulta a síntese, que é uma nova perspectiva da afirmação ou situação apresentada inicialmente. Isso significa que nem a tese e nem a antítese sejam a realidade (querer afirmar que uma ou outra seja a verdade, é precipitação), se há alguma realidade, ouso dizer que o que mais se aproxima disso seria  a síntese...
Diante destes pensamentos, o que era absurdo passa a ser plausível e aos moldes de um "Brainstorming", poderíamos até cogitar: "haverá de fato um Mashiach como tradicionalmente se afirma? Ou  Mashiach seria uma condição espiritual alcançada pelo povo, onde (como um só homem) realizaria o "tikun ha olam" (retificação do mundo)?"

Estamos perdidos?
Alguém pode achar que estas palavras revelam uma condição negativa de  desorientação, mas não é isso o que acontece, vale dizer que uma das tarefas messiânica seria trazer o povo à Torah (um dos raros momentos de concordância entre os proponentes de cada pensamento), isto significa que o que devemos viver é a Torah do Eterno, ou seja, sabemos exatamente o que fazer. Identificar o Mashiach, dependendo da abordagem, pode não garantir a entrada no "olam haba" (mundo vindouro), mas seguir seus ensinamentos sim, isto fará toda a diferença.

Nossa posição
Nós estamos examinando a história, as escrituras e as diversas perspectivas messiânicas que temos encontrado. Temos muitas impressões, algumas certezas estão se configurando, mas submetemos tudo ao Eterno crendo que Ele, bendito seja, é o maior interessado neste processo. E no tempo adequado estaremos (afirmando ou reafirmando) o que temos visto e ouvido até aqui...

Que O Eterno nos abençoe com sua maravilhosa luz, guiando nos à sua verdade.

6 comentários:

  1. Eu fico muito triste com essa posição, pq eu que sou leiga, não tenho nenhuma formação teológica,porém, mantenho a certeza q YESHUA é o filho do Eterno,O hamashiach ,baseada puramente na fé,entendendo que ELE é o oráculo oficial de HASHEM,a luz do mundo,é ELE quem recebe a luz direta do Eterno,e nós recebemos a luz indireta, pq esta luz tem q passar por Ele,por isso YESHUA DISSE: ..."eu vou ,mas EU vou,mas enviarei ruach hakodeSH PRA VOCES.Precisamos receber a luz que é projetada no Mashiach para sermos revelados a fé e a obediencia ao Eterno.
    observando, genesis 18,Abraão, que estava orando ao meio dia e aparece tres anjos,quem são?Vejo também muita peculiaridade tbém na forma em foi gerado Isaque e Yeshua ,também no fato de ambos serem levados ao sacrificio, enfim, são muitas evidencias espiritualmente falando q não me deixam dúvidas..... e agora na ciencia,Pq : nota da HYPSCIENCE

    "Uma coletiva de imprensa realizada no CERN (Organização Européia de Pesquisas Nucleares) em Genebra, Suíça, anunciou hoje (quarta), a descoberta de uma das partículas elementares para a formação de tudo o que existe: o Boson de Higgs."
    http://hypescience.com/boson-de-higgs-confirmado-existe-de-particula-de-deus/
    a BIBLIA DIZ QUE, tudo que EXISTE FOI FEITO ATRAVEZ DELE O Mashiach OU A PARTIR DE ENtão
    MEU pai sempre me alertou : a letra "MATA" e "ESPÍRITO",vivifica,está escrito.
    Que pena q esteja esta dúvida nos corações de tanta gente esforçada e estudiosos, mas não deixam A RUACH falar, só obedecem a letra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom Sr. ou Srª,
      Respeito seus sentimentos e opinião, mas gostaria de informar-lhe que esta reflexão é uma proposta para análise da questão que, inclusive, pode ratificar Yeshua como Mashiach...entende?
      Não podemos, contudo, sermos ingênuos e achar que todos os conceitos messiânicos criados a partir do entendimento ocidental/cristão, estejam corretos, haja vistas para o grande número de inserções feitas ao chamado Novo Testamento.
      Que O Eterno te abençoe.

      Excluir
  2. Shalom meu caro Yochanam. Talvez eu esteja muito a quem de todos vocês, pois depois de saber o que aconteceu com o referido grupo (que defendia firmimente Yeshua como o Mashiach), tentei encontrar as provas de que de fato Yeshua é o Mashiach, mas confesso que estou confuso, e se a B'rit Chadashah é uma fraude, porque não poderei pensar tb que o tanah não passa de um lenda judaica que contada várias vezes pela tradição oral, não se tornou um verdade? Uma coisa posso afirmar com toda a certeza: "só sei que nada sei"... ou só sei que nada sabemos. Estamos entregues ao tempo...

    ResponderExcluir
  3. Sabio, estou fazendo o mesmo meu caro. Que o Eterno te abençoe, hoje a minha posição é que Yeshua é Mashiach e que o Eterno Elohim o enviou.

    ResponderExcluir
  4. Sabio, estou fazendo o mesmo meu caro. Que o Eterno te abençoe, hoje a minha posição é que Yeshua é Mashiach e que o Eterno Elohim o enviou.

    ResponderExcluir