Por Yochanan ben Avraham
Introdução.
A sedrá deste Shabat nos fala sobre as palavras do Eterno a
Moshe para que se fizesse duas trombetas de prata (chatsotserot kesef) e quando
estas deveriam ser utilizadas; relata como seria a ordem de partida das tribos
dos acampamentos; fala da proposta de Moshe a Chobab e da partida do monte do
Eterno.
1- lembrando o
propósito da Torah
A palavra hebraica "Torah" significa instrução,
portanto, não faria sentido estudá-la sem uma perspectiva pratica de seu
conteúdo para nosso cotidiano, destarte, conforme entendia o Rav. Akiva (morto
em 135 d.C.), nada no texto se encontra por acaso. Por isso a leitura
investigativa (midrash) é muito apropriada, pois possibilita interpretações que
dão sentido a textos que, aparentemente, não dizem nada...principalmente a
sociedade contemporânea.
Considerando que a Torah é a palavra de YHWH e esta é
eterna, restringí-la ao texto em si, sem levar em conta que ela não é limitada
ao tempo em que foi escrita, podemos ficar alheios a coisas grandiosas, já que
o literal nem sempre revela um sentido
para o presente.
Corroborando com esta opinião, temos um trecho de Maimônides
extraído da coletânea "Guia dos Perplexos" Ed. Sefer pg. 66 e 67:
O sábio disse:
"Como maçãs de Ouro em salvas de prata assim são as palavras ditas nos
seus sentidos" (Mishlei/Provérbios 25.11). Ouvi a explicação do que ele
disse: A palavra "maskiyot", o equivalente hebraico para salvas, quer
dizer "rede filigranada" - isto é
coisas em que há aberturas muito pequenas, tais como são feitas
frequentemente pelos prateiros. Eles são chamados em hebraico maskiyot (do
verbo "saká"), 'ele viu', uma raiz que ocorre também no Targum de
Onkelos, (Bereshit/Gênesis 26.8), porque
o olho penetra através delas. Então Shlomo (Salomão) quer dizer: "Como
maçãs de ouro em prata filigranada; com pequenas aberturas, assim é a palavra
dita nos seus dois sentidos."
Vede com que beleza
são descritas, nessa figura, as condições de um bom símile! Mostra que, cada
palavra que tenha um duplo sentido, um literal e um oculto, o significado
literal deve ter tanto valor quanto a prata e o significado oculto ainda mais
precioso; de tal modo que o significado oculto está para o literal como o ouro
está para a prata. Ademais, é necessário que o sentido evidente da frase dê
àqueles que o considerem alguma noção daquilo que representa o que está oculto.
Exatamente como uma maçã de ouro revestida com uma rede de prata, quando vista
à distância, ou olhada superficialmente, é tomada erroneamente por uma maçã de
prata, mas quando uma pessoa de vista perspicaz olha bem para o objeto,
encontrará o que está dentro, e vê que a maçã é de ouro. É o mesmo caso com as
figuras empregadas pelos profetas. Tomadas literalmente, tais expressões contém
sabedoria útil para muitos propósitos, entre outros, para melhorar a condição
da sociedade; por exemplo, os provérbios (de Shlomo/Salomão), e ditos semelhantes
em seu sentido literal. No entanto, seu significado oculto é sabedoria profunda,
conducente ao reconhecimento da verdade real.
Diante do exposto, vamos analisar o perek (capítulo) 10 de
Bamidbar (Números).
2- As
"chatsotserot" e as testemunhas.
A palavra hebraica utilizada para se referir as trombetas em
bamidbar dez é "chatsotserot" (חצוצרת), isto
é interessante, pois normalmente encontramos a palavra “shofar” para se referir
a trombeta, como podemos observar no Tehilim/Salmos 81.4; Yeshayahu/Isaías 58.1; Yirmeyahu/Jeremias
4.5. Amós 3.6.
O fato de Bamidbar/Números utilizar especificamente “chatsotserot”
indica uma distinção que nos instiga a buscarmos uma razão, a qual tentaremos
encontrar a seguir.
Duas trombetas de prata ( Chatsotserot kesef) foram feitas e
era sob o toque delas que o povo se reunia, ofertava, marchava...ou seja, elas
simbolizavam os comandos do Eterno e, porque não dizer, sua palavra, eram uma
espécie de “porta-voz” do Grande Rei, pois anunciavam a vontade de YHWH.
Agora leiamos Yeshayahu 43.10 e vejamos que Israel é a
testemunha do Eterno chamado para anunciar as palavras e as obras de YHWH,
assim como sua misericórdia, justiça e juízos. O que estamos dizendo é que
Israel seria estas trombetas, ou melhor, as trombetas de prata simbolizavam
Israel e sua função no mundo. Compare isto com o que Yirmeyahu perek(capítulo) 6
diz, principalmente o passuk (versículo) 30! Repare que por causa da rebeldia
contra o Eterno e rejeição à sua Lei/Torah, Israel é considerado “PRATA DE
REFUGO”, isto significa que aquele que um dia foi um instrumento distinto e sagrado
para ocasiões solenes, agora, por causa do abandono a Torah, era considerado
como lixo. Será mera coincidência a expressão “Prata de refugo”?
Contudo, alguém poderia objetar esta interpretação (Israel =
Trombetas de Prata) alegando que o texto de Bamidbar nos fala de duas trombetas
e não uma, porém a história do povo hebreu reserva mais um elemento que reforça
a idéia como poderemos ver mais adiante.
Se as duas trombetas de prata simbolizam Israel, como
podemos harmonizar isto com o fato dele ser UMA nação é não duas? A solução
pode ser encontrada quando utilizamos um recurso conhecido como guematria, um
sistema de cálculo das letras hebraicas, considerada uma “exegese mística”,
cuja pratica produz resultados surpreendentes, vejamos o caso aqui em questão:
A palavra “chatsotserot” têm o mesmo valor da palavra “Chofshut” (תושפח) –isto
é, 794. A
palavra “Chofshut” indica o ato de separar, apartar, conforme descrito no
dicionário bíblico Strong pg 347, Sociedade Bíblica do Brasil.
De fato, houve na história israelita um momento em que o
Reino se dividiu (921 a .C.),
transformando-o em dois! Reinos do Sul (Yehudah) e Norte (Efraim/Israel), logo,
temos por assim dizer nossas “duas trombetas”. As “coincidências” não param por
aqui, existe ainda outro documento que corrobora com esta interpretação,
estamos nos referindo ao livro de Apocalipse que, embora muitos questionem sua
validade, não se pode negar que ele é um documento que demonstra a existência
de determinada crença de um grupo no passado que perdura até hoje, vejamos o
texto:
E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse:
Levanta-te, e mede o templo de YHWH, e o altar, e os que nele adoram.
E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado
às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses.
E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil
duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.
Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do
Elohim da terra.
(Apocalipse 11.1-4)
Obviamente, este texto esta conectado com as palavras do
profeta Z’charyah/ Zacarias Perek (capítulo) 4. Onde podemos inferir com
clareza que as duas testemunhas citadas em Apocalipse são os dois ramos de oliveira, vejamos:
E o anjo que falava comigo voltou, e despertou-me, como a um homem que
é despertado do seu sono, E disse-me: Que vês? E eu disse: Olho, e eis que vejo
um castiçal todo de ouro, e um vaso de azeite no seu topo, com as suas sete
lâmpadas; e sete canudos, um para cada uma das lâmpadas que estão no seu topo.
E, por cima dele, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e
outra à sua esquerda.
(Zacarias 4.1-3)
Respondi mais, dizendo-lhe: Que são as duas oliveiras à direita e à
esquerda do castiçal?
E, respondendo-lhe outra vez, disse: Que são aqueles dois ramos de
oliveira, que estão junto aos dois tubos de ouro, e que vertem de si azeite
dourado?
E ele me falou, dizendo: Não sabes tu o que é isto? E eu disse: Não,
senhor meu.
Então ele disse: Estes são os dois ungidos, que estão diante do Senhor
de toda a terra.
(Zacarias 4.11-14)
Esta figura também é anunciada em outro texto:
Digo, pois: Porventura rejeitou YHWH o seu povo? De modo nenhum; porque
também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.
YHWH não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a
Escritura diz de Elias, como fala a YHWH contra Israel, dizendo:
Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu
fiquei, e buscam a minha alma?
Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens,
que não dobraram os joelhos a Baal.
Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a
eleição da graça.
Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já
não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a
obra já não é obra.
Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o
alcançaram, e os outros foram endurecidos.
Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para
não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.
E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, E em
tropeço, por sua retribuição;
Escureçam-se-lhes os olhos para não verem, E encurvem-se-lhes
continuamente as costas.
Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum,
mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação.
E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos
gentios, quanto mais a sua plenitude!
Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios,
exalto o meu ministério;
Para ver se de alguma maneira posso incitar à emulação os da minha
carne e salvar alguns deles.
Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua
admissão, senão a vida dentre os mortos?
E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa,
também os ramos o são.
E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste
enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,
Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és
tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela
fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.
Porque, se YHWH não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a
ti também.
Considera, pois, a bondade e a severidade de YHWH: para com os que
caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua
benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.
E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados;
porque poderoso é YHWH para os tornar a enxertar.
Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza,
enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão
enxertados na sua própria oliveira!
Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não
presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até
que a plenitude dos gentios haja entrado.
E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o
Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.
E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados.
(Romanos 11.1-28)
Este texto é um documento que comprova que havia o
entendimento de que Israel estava dividido entre ramos naturais e enxertados, e
que em determinado tempo - conforme as profecias de Yechezkel /Ezequiel 37 e
Oshea /Oséias 1 dizem - se uniriam
novamente.
Conclusão.
Vimos que as duas trombetas de prata, simbolizavam Israel,
pois Israel é a testemunha de YHWH, que anuncia as palavras do Eterno (Torah),
contudo, no futuro, se dividiria em dois reinos, tornando o simbolismo mais
forte.
Israel têm a incumbência
de anunciar a Torah, pois esta sim é a Palavra do Eterno, mas não pode ser de
qualquer forma, sem pureza, contaminado
com as imundícias deste mundo, pois foi esta impureza que nos deixou
desterrados. Cremos que assim como nossas transgressões fez com que o Eterno
nos banisse de Eretz Israel (Terra de Israel) , nossa fidelidade a Ele, Bendito
seja, Fará com que Se lembre de nós e nos leve de volta a nossa herança.
Shabat Shalom!!!
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