segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Teshuvah, Criação e os Planos do Eterno

Por Yochanan ben Avraham.

Introdução.

Refletindo no caminho percorrido até aqui, percebi que só poderei continuar minha jornada em busca ao centro da vontade do Eterno se eu considerar alguns aspectos que, a meu ver, determinará se serei bem sucedido ou não nesta empreitada, e em meio a tropeços, quedas e também disposição para levantar e continuar caminhando, desejo compartilhar algumas impressões obtidas ao longo destes quase dez anos de Teshuvah.

Definindo Teshuvah.

Teshuvah é a palavra hebraica que pode significar: resposta; volta ou retorno, dependendo do contexto em que estiver inserida. É a palavra comumente utilizada para designar arrependimento dando um sentido de retorno ao Eterno e sua palavra, a Torah.
Atualmente observamos muitos cristãos abandonando suas crenças e práticas para abraçarem a Fé judaica, adotando um estilo de vida em conformidade com os preceitos da Lei, se tornando em muitos casos motivo de chacota, escândalo e divisão dentro de seguimentos cristãos, já que para estes esta Lei foi abolida, o que está longe, muito longe de ser uma verdade. Este “fenômeno” é, na verdade, um cumprimento profético revelado em diversos textos do Tanach (conhecido como Velho Testamento), pois nestes textos é anunciado o retorno das dez tribos perdidas de Israel, conhecidas nos escritos sagrados como Efraim. (Sobre este assunto, nós oferecemos um seminário para todos os interessados em conhecer esta doutrina, o qual é anunciado neste Blog quando será realizado).
Para entendermos a Teshuvah, antes de qualquer coisa precisamos saber que isso ocorre de maneira processual, do contrário poderemos incorrer no erro de pensar que esta mudança ocorre da noite para o dia. Deve-se observar também que este processo é iniciado por aqueles que realmente buscam conhecer e servir ao Criador, e não por aqueles que apenas buscam ter uma religião puramente por necessidades e carências sociais.
Quando entendemos que este retorno (teshuvah) é um processo que se desenvolve de acordo com a entrega de cada um, a harmonia (ou mesmo a falta dela!) com que a teshuvah se desenvolve pode ser avaliada por uma analogia ao relato da criação em Bereshit (Gênesis).

Teshuvah como uma Re-Criação.

Existem muitas discussões sobre o relato da criação: se ele é literal ou metafórico; se os dias são períodos de 24 horas ou 12 horas; se os dias são eras geológicas e etc., seja como for, a única certeza que podemos ter é que a criação foi um processo, um dia de cada vez, sem essa regra as coisas “não funcionariam” bem! Vejamos: se não houvesse terra não poderia haver verduras, ervas, árvores frutíferas e frutos com suas sementes; se não houvesse o firmamento (céu), não poderia haver Sol, Lua e Estrelas; se não houvesse Mar, não haveria as criaturas marítimas e assim por diante, tudo precisou de uma estrutura pra que se pudesse desenvolver. Da mesma forma, se não respeitarmos as estruturas existentes em cada indivíduo, poderemos estar destruindo uma vida e não “re-criando”... Não estaremos cooperando com o Sumo Criador, mas atrapalhando sua obra!
Infelizmente, por lhes faltarem este discernimento muitos “teshuvandos”, ou seja, ex- cristãos, têm adotado uma postura completamente equivocada agredindo pessoas e instituições sem considerar que um dia faziam as mesmas coisas, e sem demonstrar misericórdia para com aqueles que ainda não alcançaram entendimento das escrituras, são arrogantes e implacáveis impossibilitando o retorno daqueles que estão buscando se aproximar do Eterno e Sua Palavra.
Outro aspecto a ser considerado neste processo, são os grupos que, institucionalizados ou não, têm buscado como maior ou menor intensidade fazer sua teshuvah. Estes grupos muitas vezes são atacados pelos ex-cristãos, as mesmas pessoas que só iniciaram seus processos por intermédio destes grupos que hoje são depreciados, muitas vezes de forma tão baixa que estes acusadores se parecem mais com um filho de belial do que qualquer outra coisa. Definitivamente não posso aceitar que tal pessoa esteja fazendo Teshuvah.

Os Planos do Altíssimo

É O Eterno que está promovendo a Teshuvah, e para isso Ele têm usado suas ferramentas, Ele é O Oleiro e nós o barro. Ele sabe como, onde e quando agir para trazer seu povo de volta, não cabe a mim ou a você, julgarmos Seus métodos e aqueles que têm voltado, pois Seus pensamentos são mais altos que os nossos assim como Seus caminhos também são mais elevados, devemos responder com Yechezkel (Ezequiel) quando foi questionado por Adonai acerca dos ossos secos: “Tu sabes Senhor...”
Em contra partida, não devemos nos acomodar a um estágio de conhecimento, mas lembrarmos que:

“... A senda do justo brilha como a aurora, e vai alumiando até que se faça dia...”
(Mishlei/Provérbios 4.18)

Adonai vos abençoe!!!


Um comentário:

  1. Amado irmão Yochanan, sou bnei noach, chamado pelo Eterno pela palavra e obra de Yeshua haMachiach. Este blog tem sido valioso para o crescimento na confiança e fidelidade ao Elohim do céu e da terra, bem como ao entendimento do ensino das escrituras para a sua prática. Gostaria de ratificar o que disseste a respeito da Teshuvah, certamente é obra de Adonai estar santificando o seu povo e neste processo devemos ter o cuidado de não atrapalhar. Lembremo-nos que o Eterno é misericordioso e amoroso, só assim agiremos de acordo com Ele.
    Graça e Paz.

    ResponderExcluir