Por Yochanan ben Avraham
Introdução.
Prosseguindo na tarefa de por em dia os comentários do Sefer
D’varim (Livro de Deuteronômio), discutidos na Kehilah a cada Shabat, hoje
trazemos a primeira sedrá de 2014. Durante a semana estaremos (Bezrat HaShem)
postando as demais sedrot do mês de Janeiro.
Perek (Capítulo) 13.
Logo em seu primeiro passuk (versículo), este capítulo já
nos oferece um tema interessantíssimo para nosso estudo, pois a clareza do
mandamento de não acrescentarmos algo ao que O Eterno nos deu, contrasta com o
testemunho da história tanto do judaísmo, quanto daqueles que dizem viver
segundo a Bíblia.
Primeiramente devemos lembrar que o passuk em questão não é
o primeiro e nem o único a nos advertir contra esta prática, vejamos:
Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para
que guardeis os mandamentos de YHWH Eloheichem, que eu vos mando.
(D’varim/Deuteronômio 4.2)
A Palavra de Eloah é comprovada. Ele é um escudo para quem nEle se
abriga. Não acrescentes nada às Suas palavras, porque te responderá, e passarás
por mentiroso.
(Mishlei/Provérbios 30.5 e 6)
Compreendi que tudo o que Elohim faz é para sempre. A isso nada se pode
acrescentar e disso nada se pode tirar. Elohim assim faz para que o temam.
(Kohelet/Eclesiastes 3.14)
Contudo, apesar das advertências, o povo seguiu uma
tendência perniciosa de acrescentar palavras e decretos aos mandamentos dados
pelo Eterno que, consequentemente, acabaram afastando o povo da vontade do
Altíssimo, de modo que Ele enviou profetas para trazer o povo de volta ao
centro de sua vontade como podemos constatar a seguir:
Eis que o SENHOR esvazia a terra, e a desola, e transtorna a sua
superfície, e dispersa os seus moradores.
E o que suceder ao povo, assim sucederá ao sacerdote; ao servo, como ao
seu senhor; à serva, como à sua senhora; ao comprador, como ao vendedor; ao que
empresta, como ao que toma emprestado; ao que dá usura, como ao que paga usura.
De todo se esvaziará a terra, e de todo será saqueada, porque o Senhor
pronunciou esta palavra.
A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha;
enfraquecem os mais altos do povo da terra.
Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto
têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna.
(Yeshayahu/Isaías 24. 1-5)
A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender
doutrina? Ao desmamado do leite, e ao arrancado dos seios?
Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento,
regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.
Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo.
Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o
refrigério; porém não quiseram ouvir.
Assim, pois, a palavra do Senhor lhes será mandamento sobre
mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra,
um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e se quebrantem e
se enlacem, e sejam presos.
(Yeshayahu/Isaías 28. 9-13)
Porque o Senhor derramou sobre vós um espírito de profundo sono, e
fechou os vossos olhos, vendou os profetas, e os vossos principais videntes.
Por isso toda a visão vos é como as palavras de um livro selado que se
dá ao que sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele dirá: Não posso, porque
está selado.
Ou dá-se o livro ao que não sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele
dirá: Não sei ler.
Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a
sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe
de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em
que foi instruído;
Portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio deste
povo, uma obra maravilhosa e um assombro; porque a sabedoria dos seus sábios
perecerá, e o entendimento dos seus prudentes se esconderá.
(Yeshayahu/Isaías 29. 10-14)
Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, e o
grou e a andorinha observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não
conhece o juízo do Senhor.
Como, pois, dizeis: Nós somos sábios, e a lei do Senhor está
conosco? Eis que em vão tem trabalhado a falsa pena dos escribas.
Os sábios são envergonhados, espantados e presos; eis que rejeitaram a
palavra do Senhor; que sabedoria, pois, têm eles?
(Yermiyahu/Jeremias 8.7-9)
Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua
boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do Senhor dos
Exércitos.
Mas vós vos desviastes do caminho; a muitos fizestes tropeçar na
lei; corrompestes a aliança de Levi, diz o Senhor dos Exércitos.
Por isso também eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o
povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de
pessoas na lei.
(Malachi/Malaquias 2. 7-9)
Como vimos as alterações e acréscimos nas palavras de
Elohim, levaram o povo a se distanciar da verdade, se tornaram cegos em relação
aos planos do Eterno para a nação além de tornar a observância da Torah um
fardo pesado demais para se carregar como demonstram alguns documentos já em
tempos mais recentes:
Então chegaram ao pé de Yeshua uns escribas e fariseus de Jerusalém,
dizendo:Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não
lavam as mãos quando comem pão.
Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o
mandamento de Elohim pela vossa tradição?
Porque Elohim ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem
maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.
Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor
o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a
sua mãe,
E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Elohim.
(Matitiyahu/Mateus 15.1-6)
E, havendo grande contenda, levantou-se Kefah(Pedro) e disse-lhes: Homens
irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Elohim me elegeu dentre nós, para que
os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.
E Elohim, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o
Espírito Santo, assim como também a nós;
E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus
corações pela fé.
Agora, pois, por que tentais a Elohim, pondo sobre a cerviz dos
discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
(Ma’assei HaShlichim/Atos dos Apóstolos 15.7-10)
Por vocês eu chamo, ó
homens, escutai as minhas palavras explícitas.
Reforçadas,
folheadas, envelopadas, e vestidas com provas tão sólidas como ônix e safira.
Quando eu estava na
idade de vaidade, Eu procurei o caminho certo para o meu curso,
que eu pudesse
aprender, bem como ensinar, no meio da minha congregação caraíta.
E busquei para limpar
as pedras do meu caminho.
Eu era um estranho em
uma terra estrangeira, investigando e pesquisando os caminhos do Direito. E eu
vi no meio da congregação judaica Um homem [Sa'adiah] desprovido de um bom
coração e afastando-se da justiça.
Ele curvou o arco
para escrever queixas e, para protestar em todas as línguas,
Para rasgar estradas
melhoradas e para perverter com bobagens e ninharias ao caminho do entendimento.
Eu entendi o seu
propósito e foi superado com apreensão, e a minha ira se acendeu como um fogo
ardente; e eu estava tomado de zelo pelos filhos de Judá,
E para o
Todo-Poderoso, e para o Livro do Testemunho.
E eu estava com medo
do Dia do Juízo Final e da Retribuição, porque a Sua ira deve queimar com
raiva.
Portanto, eu compus
uma réplica dupla contra ele, Na linguagem de Eber [hebraico], e também no dos
filhos de Dumah [árabe].
Este será o meu
consolo no meu exílio, que existem homens instruídos para investigar as minhas
palavras de forma justa, que vão saber que eu falo de zelo por Elohim, para que
as pessoas da minha congregação não sejam desviadas.
Ele (Sa’adiah) fez um
enganoso discurso, afirmando que o Todo-Poderoso escolheu para revelar-se a Moisés
no Monte Sinai, para dar-lhe duas leis para o seu povo escolhido.
Os mandamentos da Lei
de uma foram estabelecidos por escrito, enquanto os mandamentos da outra foram
dadas oralmente. Além disso, ambas seriam para a eternidade...Meu espírito
aconselhou-me a responder-lhe neste assunto, e para colocar a minha resposta...
Em uma carta, escrita, A fim de remover a pedra de tropeço, e para limpar o
caminho destas pedras, para que o rebanho de Israel não se desviasse para o
deserto sem água da heresia...
(Trechos do Sefer Milchamot YHWH, de Salmon ben Yeruham;
Séc. X)
Nos textos acima, datados nos Séculos I e X, vemos dois
seguimentos judaicos distintos, Netzarim (Nazarenos) e Karaim (Caraitas),
denunciando a prática de acréscimos à Torah e a supervalorização da tradição
dos homens em detrimento dos mandamentos do Eterno. De fato, ainda hoje podemos
constatar que, o que o Judaísmo de hoje propõe, não é, prioritariamente, a
obediência da Torah, mas ao Talmud, [obra que contém a Mishnah (200 d.C.) e a
Gemarah (500 d.C.)) como alegou o professor Avigdor Shinan, da Universidade Hebraica
de Jerusalém, em entrevista que pode ser assistida no seguinte link:
De fato, os primeiros registros de nossos antepassados
indicam que nossa regra de vida vem do que está escrito:
Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, que
estão escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e temível, YHWH
Eloheicha...
(D’varim/ Deuteronômio 28.58)
E ordenou a Josué, filho de Num, e disse: Esforça-te e anima-te; porque
tu introduzirás os filhos de Israel na terra que lhes jurei; e eu serei
contigo.
E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as
palavras desta lei,
Deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do Senhor,
dizendo:
Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança de YHWH
Eloheicha, para que ali esteja por testemunha contra ti.
(D’varim/Deuteronômio 31.23-26)
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e
noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está
escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Yehoshua/Josué 1.8
As palavras escritas no Livro têm sido substituídas ao longo
dos Séculos palas tradições humanas, ao ponto dos homens estarem perdidos,
elegendo seus mestres segundo seus próprios interesses se afastando cada vez
mais da vontade do Criador. Como alguém alertou há tempos atrás:
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo
comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias
concupiscências;
E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
(Timóteo beit/2 Timóteo 4.3-4)
Nos dias de Yoshiyahu HaMelech (O Rei Josias), ocorreu um
episódio que nos serve como analogia para o nosso tempo, nos referimos a
descoberta do livro da Lei que estava “perdido” ou porque não dizer, esquecido
dentro do Templo:
Então disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro
da lei na casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu.
Então o escrivão Safã veio ter com o rei e, dando-lhe conta, disse:
Teus servos ajuntaram o dinheiro que se achou na casa, e o entregaram na mão
dos que têm cargo da obra, que estão encarregados da casa do Senhor.
Também Safã, o escrivão, fez saber ao rei, dizendo: O sacerdote
Hilquias me deu um livro. E Safã o leu diante do rei.
Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da lei,
rasgou as suas vestes.
E o rei mandou a Hilquias, o sacerdote, a Aicão, filho de Safã, a
Acbor, filho de Micaías, a Safã o escrivão e a Asaías, o servo do rei, dizendo:
Ide, e consultai o Senhor por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca
das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se
acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras
deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito.
(Melachim beit/2 Reis 22.8-14)
Repare que mesmo sem o Livro da Lei, havia todo um "Staff" religioso em atividade, o que demonstra que é possível se manter uma rotina religiosa pautada em tradições.
Ainda no Perek (capítulo) 13 temos uma revelação importantíssima:
como reconhecer um falso profeta. A Torah é muito clara ao dizer que se alguém
se levantar em nosso meio operando sinais e maravilhas, tendo visões e etc.,
mas nos incitando a adorar outro que não seja YHWH e nos levando a desobedecer
a seus mandamentos, tal pessoa é um falso profeta! Estas coisas acontecem por
permissão de YHWH para provar se somos fieis a Sua Torah ou não. Compare isso com
os ensinamentos de rabi Yeshua:
Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos
como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores... Nem todo o que me
diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de
meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em
teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos
muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim,
vós que praticais a iniqüidade.
(Matitiyahu/Mateus 7. 15,21-23)
É importante dizer que a palavra que foi traduzida como ‘iniquidade’,
no texto aramaico é “eolah” e no texto grego é “anomia”, ambas querem dizer
contrariedade à Lei. Ou seja, Rabi Yeshua estava explicando o que a Torah diz
em D’varim (Deuteronômio)13! Portanto, é de suma importância atentar para estas
palavras para que não sejamos enganados pelos “mercadores da Fé”.
Shabat Shalom!!!
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