sexta-feira, 4 de abril de 2014

Sedrá do Shabat de 04/01/14 (D’varim 13)

Por Yochanan ben Avraham

Introdução.

Prosseguindo na tarefa de por em dia os comentários do Sefer D’varim (Livro de Deuteronômio), discutidos na Kehilah a cada Shabat, hoje trazemos a primeira sedrá de 2014. Durante a semana estaremos (Bezrat HaShem) postando as demais sedrot do mês de Janeiro.

Perek (Capítulo) 13.

Logo em seu primeiro passuk (versículo), este capítulo já nos oferece um tema interessantíssimo para nosso estudo, pois a clareza do mandamento de não acrescentarmos algo ao que O Eterno nos deu, contrasta com o testemunho da história tanto do judaísmo, quanto daqueles que dizem viver segundo a Bíblia.
Primeiramente devemos lembrar que o passuk em questão não é o primeiro e nem o único a nos advertir contra esta prática, vejamos:

Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos de YHWH Eloheichem, que eu vos mando.
(D’varim/Deuteronômio 4.2)

A Palavra de Eloah é comprovada. Ele é um escudo para quem nEle se abriga. Não acrescentes nada às Suas palavras, porque te responderá, e passarás por mentiroso.
(Mishlei/Provérbios 30.5 e 6)

Compreendi que tudo o que Elohim faz é para sempre. A isso nada se pode acrescentar e disso nada se pode tirar. Elohim assim faz para que o temam.
(Kohelet/Eclesiastes 3.14)

Contudo, apesar das advertências, o povo seguiu uma tendência perniciosa de acrescentar palavras e decretos aos mandamentos dados pelo Eterno que, consequentemente, acabaram afastando o povo da vontade do Altíssimo, de modo que Ele enviou profetas para trazer o povo de volta ao centro de sua vontade como podemos constatar a seguir:

Eis que o SENHOR esvazia a terra, e a desola, e transtorna a sua superfície, e dispersa os seus moradores.
E o que suceder ao povo, assim sucederá ao sacerdote; ao servo, como ao seu senhor; à serva, como à sua senhora; ao comprador, como ao vendedor; ao que empresta, como ao que toma emprestado; ao que dá usura, como ao que paga usura.
De todo se esvaziará a terra, e de todo será saqueada, porque o Senhor pronunciou esta palavra.
A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra.
Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna.
(Yeshayahu/Isaías 24. 1-5)

A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender doutrina? Ao desmamado do leite, e ao arrancado dos seios?
Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.
Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo.
Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir.
Assim, pois, a palavra do Senhor lhes será mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e se quebrantem e se enlacem, e sejam presos.
(Yeshayahu/Isaías 28. 9-13)

Porque o Senhor derramou sobre vós um espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, vendou os profetas, e os vossos principais videntes.
Por isso toda a visão vos é como as palavras de um livro selado que se dá ao que sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele dirá: Não posso, porque está selado.
Ou dá-se o livro ao que não sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele dirá: Não sei ler.
Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;
Portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio deste povo, uma obra maravilhosa e um assombro; porque a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus prudentes se esconderá.
(Yeshayahu/Isaías 29. 10-14)

Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, e o grou e a andorinha observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do Senhor.
Como, pois, dizeis: Nós somos sábios, e a lei do Senhor está conosco? Eis que em vão tem trabalhado a falsa pena dos escribas.
Os sábios são envergonhados, espantados e presos; eis que rejeitaram a palavra do Senhor; que sabedoria, pois, têm eles?
(Yermiyahu/Jeremias 8.7-9)

Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos.
Mas vós vos desviastes do caminho; a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes a aliança de Levi, diz o Senhor dos Exércitos.
Por isso também eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei.
(Malachi/Malaquias 2. 7-9)

Como vimos as alterações e acréscimos nas palavras de Elohim, levaram o povo a se distanciar da verdade, se tornaram cegos em relação aos planos do Eterno para a nação além de tornar a observância da Torah um fardo pesado demais para se carregar como demonstram alguns documentos já em tempos mais recentes:

Então chegaram ao pé de Yeshua uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.
Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Elohim pela vossa tradição?
Porque Elohim ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.
Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe,
E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Elohim.
(Matitiyahu/Mateus 15.1-6)

E, havendo grande contenda, levantou-se Kefah(Pedro) e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Elohim me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.
E Elohim, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;
E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.
Agora, pois, por que tentais a Elohim, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
(Ma’assei HaShlichim/Atos dos Apóstolos 15.7-10)

Por vocês eu chamo, ó homens, escutai as minhas palavras explícitas.
Reforçadas, folheadas, envelopadas, e vestidas com provas tão sólidas como ônix e safira.
Quando eu estava na idade de vaidade, Eu procurei o caminho certo para o meu curso,
que eu pudesse aprender, bem como ensinar, no meio da minha congregação caraíta.
E busquei para limpar as pedras do meu caminho.
Eu era um estranho em uma terra estrangeira, investigando e pesquisando os caminhos do Direito. E eu vi no meio da congregação judaica Um homem [Sa'adiah] desprovido de um bom coração e afastando-se da justiça.
Ele curvou o arco para escrever queixas e, para protestar em todas as línguas,
Para rasgar estradas melhoradas e para perverter com bobagens e ninharias ao caminho do entendimento.
Eu entendi o seu propósito e foi superado com apreensão, e a minha ira se acendeu como um fogo ardente; e eu estava tomado de zelo pelos filhos de Judá,
E para o Todo-Poderoso, e para o Livro do Testemunho.
E eu estava com medo do Dia do Juízo Final e da Retribuição, porque a Sua ira deve queimar com raiva.
Portanto, eu compus uma réplica dupla contra ele, Na linguagem de Eber [hebraico], e também no dos filhos de Dumah [árabe].
Este será o meu consolo no meu exílio, que existem homens instruídos para investigar as minhas palavras de forma justa, que vão saber que eu falo de zelo por Elohim, para que as pessoas da minha congregação não sejam desviadas.
Ele (Sa’adiah) fez um enganoso discurso, afirmando que o Todo-Poderoso escolheu para revelar-se a Moisés no Monte Sinai, para dar-lhe duas leis para o seu povo escolhido.
Os mandamentos da Lei de uma foram estabelecidos por escrito, enquanto os mandamentos da outra foram dadas oralmente. Além disso, ambas seriam para a eternidade...Meu espírito aconselhou-me a responder-lhe neste assunto, e para colocar a minha resposta... Em uma carta, escrita, A fim de remover a pedra de tropeço, e para limpar o caminho destas pedras, para que o rebanho de Israel não se desviasse para o deserto sem água da heresia...
(Trechos do Sefer Milchamot YHWH, de Salmon ben Yeruham; Séc. X)

Nos textos acima, datados nos Séculos I e X, vemos dois seguimentos judaicos distintos, Netzarim (Nazarenos) e Karaim (Caraitas), denunciando a prática de acréscimos à Torah e a supervalorização da tradição dos homens em detrimento dos mandamentos do Eterno. De fato, ainda hoje podemos constatar que, o que o Judaísmo de hoje propõe, não é, prioritariamente, a obediência da Torah, mas ao Talmud, [obra que contém a Mishnah (200 d.C.) e a Gemarah (500 d.C.)) como alegou o professor Avigdor Shinan, da Universidade Hebraica de Jerusalém, em entrevista que pode ser assistida no seguinte link:

De fato, os primeiros registros de nossos antepassados indicam que nossa regra de vida vem do que está escrito:

Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, que estão escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e temível, YHWH Eloheicha...
(D’varim/ Deuteronômio 28.58)

E ordenou a Josué, filho de Num, e disse: Esforça-te e anima-te; porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que lhes jurei; e eu serei contigo.
E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei,
Deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do Senhor, dizendo:
Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança de YHWH Eloheicha, para que ali esteja por testemunha contra ti.
(D’varim/Deuteronômio 31.23-26)

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Yehoshua/Josué 1.8

As palavras escritas no Livro têm sido substituídas ao longo dos Séculos palas tradições humanas, ao ponto dos homens estarem perdidos, elegendo seus mestres segundo seus próprios interesses se afastando cada vez mais da vontade do Criador. Como alguém alertou há tempos atrás:

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
(Timóteo beit/2 Timóteo 4.3-4)

Nos dias de Yoshiyahu HaMelech (O Rei Josias), ocorreu um episódio que nos serve como analogia para o nosso tempo, nos referimos a descoberta do livro da Lei que estava “perdido” ou porque não dizer, esquecido dentro do Templo:

Então disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da lei na casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu.
Então o escrivão Safã veio ter com o rei e, dando-lhe conta, disse: Teus servos ajuntaram o dinheiro que se achou na casa, e o entregaram na mão dos que têm cargo da obra, que estão encarregados da casa do Senhor.
Também Safã, o escrivão, fez saber ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias me deu um livro. E Safã o leu diante do rei.
Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da lei, rasgou as suas vestes.
E o rei mandou a Hilquias, o sacerdote, a Aicão, filho de Safã, a Acbor, filho de Micaías, a Safã o escrivão e a Asaías, o servo do rei, dizendo:
Ide, e consultai o Senhor por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito.
(Melachim beit/2 Reis 22.8-14)

Repare que mesmo sem o Livro da Lei, havia todo um "Staff" religioso em atividade, o que demonstra que é possível se manter uma rotina religiosa pautada em tradições.
 Agora pense um pouco e pergunte-se: “Estou seguindo o que está escrito ou tenho repetido tradições sem saber de onde elas vêm?”

Ainda no Perek (capítulo) 13 temos uma revelação importantíssima: como reconhecer um falso profeta. A Torah é muito clara ao dizer que se alguém se levantar em nosso meio operando sinais e maravilhas, tendo visões e etc., mas nos incitando a adorar outro que não seja YHWH e nos levando a desobedecer a seus mandamentos, tal pessoa é um falso profeta! Estas coisas acontecem por permissão de YHWH para provar se somos fieis a Sua Torah ou não. Compare isso com os ensinamentos de rabi Yeshua:

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores... Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
(Matitiyahu/Mateus 7. 15,21-23)

É importante dizer que a palavra que foi traduzida como ‘iniquidade’, no texto aramaico é “eolah” e no texto grego é “anomia”, ambas querem dizer contrariedade à Lei. Ou seja, Rabi Yeshua estava explicando o que a Torah diz em D’varim (Deuteronômio)13! Portanto, é de suma importância atentar para estas palavras para que não sejamos enganados pelos “mercadores da Fé”.

Shabat Shalom!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário