sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Midrash Vayietse




Yaacov viaja para Charan

Yaacov havia recebido instruções de seus pais para viajar a Charan para a casa de Lavan em busca de uma esposa. Decidiu ir primeiro à yeshivá de Êver estudar Torá. Yaacov permaneceu na yeshivá durante catorze anos e estudou com tanto afinco que permanecia desperto toda a noite estudando.
Finalmente, Yaacov viajou para Charan. Tinha quase chegado a Charan, quando se lembrou de um assunto importante: "Passei pelo monte de Moriyá! Pela sagrada montanha onde meu avô Avraham amarrou meu pai, Yitschac, ao altar e onde ambos costumavam rezar. E não me detive ali! Perdi a grande oportunidade de rezar num local sagrado onde é mais fácil para uma pessoa orar com todo seu coração e onde Elohim aceita prontamente suas preces."
Yaacov não era preguiçoso. Decidiu, pois, fazer todo o longo percurso de volta para rezar sobre o monte de Moriyá. Como recompensa pelo seu esforço, Elohim milagrosamente moveu o monte de Moriyá em direção a Yaacov, tornando-lhe mais curto o caminho.


Nossos Sábios nos contam: Elohim milagrosamente encurta o caminho

Como lemos na Parashá Chayê Sara, o servo de Avraham, Eliêzer, viajou para Charan em busca de uma esposa para Yitschac. Eliêzer chegou a Charan no mesmo dia em que partiu da Terra de Israel, apesar da viagem de Israel a Charan geralmente durar vários dias. Elohim encurtou sua viagem para ajudá-lo a encontrar mais rápido uma esposa para Yitschac.
E, como acabamos de explicar, Yaacov viajou de volta ao monte de Moriyá e Elohim ajudou-o a chegar lá rapidamente.
Por que Elohim realiza um milagre encurtando o caminho? Porque o tsadic (justo) não se mostra preguiçoso e é o primeiro a empreender o esforço.
Um judeu deve esforçar-se em prol de um objetivo elevado - tornar-se grande no estudo de Torá e no cumprimento das mitsvot. O principal é se esforçar ao máximo. Elohim vê quando uma pessoa se empenha seriamente e a ajuda a alcançar o seu propósito.


Yaacov adormece no monte de Moriyá e tem um sonho profético

Quando Yaacov chegou ao monte de Moriyá, rezou naquele local, e quis partir após terminar a reza, pois o dia ainda estava claro, e poderia continuar viagem.
Quando estava prestes a partir, a luz do sol desapareceu subitamente, envolvendo-o na escuridão, de maneira que não poderia seguir viagem.

Elohim queria revelar-se a Yaacov num sonho profético. Para isso, fez com que o sol se pusesse mais cedo, a fim de detê-lo para pernoitar no monte de Moriyá.
Yaacov, então preparou-se para dormir: como não tinha acomodações no monte de Moriyá, teria de passar a noite no campo. Juntou doze pedras e as colocou em torno de sua cabeça para afastar animais selvagens. Uma das pedras pôs sob a cabeça como travesseiro. Então adormeceu.
(É um fato extraordinário que Yaacov adormeceu tendo o campo como cama, e uma pedra como travesseiro. Apesar dos perigos da jornada, Yaacov dormiu pacificamente, por causa de sua grande e inabalável fé em Elohim. Sua devoção à Elohim era tão profunda que sua precária situação não o pertubava.)
Sem saber, Yaacov usara as doze pedras do altar construído por Avraham quando levou Yitschac para o monte de Moriyá.
Enquanto Yaacov dormia, cada pedra pedia: "Quero que o tsadic Yaacov descanse sua cabeça sobre mim!"
Milagrosamente, as pedras foram se aproximando para mais perto da cabeça de Yaacov de tal modo que se fundiram numa só pedra.
Desta maneira, Elohim deu a entender a Yaacov que seus doze filhos iriam, juntos, fundar uma nação sagrada, o povo judeu.


O profético sonho da escada de Yaacov

Naquela noite, Elohim revelou-se a Yaacov num sonho profético. Sua intenção era fortalecer Yaacov, assegurando-lhe que a ajuda Divina permearia todos os futuros eventos.
Yaacov viu no sonho uma longa escada apoiada no chão, cujo topo se estendia céu adentro. Havia anjos - os anjos de Israel que haviam cuidado de Yaacov até o momento - que subiam a escada, voltando para o céu. Em seu lugar, outros anjos desciam a escada. Estes eram anjos que vieram acompanhar Yaacov fora de Israel e protegê-lo na casa de Lavan (Labão).
Logo depois, o Próprio Elohim apareceu a Yaacov em sonho e prometeu-lhe:
"Irei protegê-lo pelo seu caminho e na casa de Lavan até você retornar em segurança para Terra de Israel."
Yaacov teve também uma visão na qual Elohim dobra a terra toda de Israel e coloca-a sob sua cabeça, tal como se alguém dobrasse um mapa. Sua cabeça agora repousava sobre a terra, em sua totalidade. Isto simbolizava que a posse de Israel será concedida a Yaacov, e que seus descendentes conquistarão facilmente.
Quando Yaacov acordou, exclamou: "Se soubesse que este era um lugar tão santo, não teria ousado dormir aqui! Prevejo que exatamente neste local será construído o Bet Hamicdash (Templo Sagrado). Os judeus irão rezar e oferecer sacrifícios aqui. Suas preces e o agradável odor dos sacrifícios subirão direto a Elohim e Ele os aceitará. Este é o portal de entrada para o Céu."
Yaacov então prostrou-se e fez uma promessa: "Elohim, se Você permanecer comigo durante todo o meu caminho, guardar-me e proteger-me, para que retorne à casa de meu pai íntegro física e espiritualmente, oferecer-lhe-ei sacrifícios. Se Você prover-me meu pão para comer, e roupas para vestir, prometo-lhe dar o dízimo de tudo o que Você me der!"
Yaacov, o tsadic, pediu a Elohim que lhe provesse apenas as necessidades vitais, e não o luxo.


Yaacov encontra Rachel junto ao poço

Antes de Yaacov sair de casa, sua mãe Rivca revelou-lhe:
"Sei onde você irá encontrar sua futura esposa - junto ao poço. Se você vir uma moça junto ao poço que é filha de meu irmão Lavan e se parece comigo, é a moça com quem Elohim deseja que você se case."
Quando Yaacov chegou ao poço de Charan, havia muitos pastores ao seu redor. Uma enorme pedra cobria o poço. Todos os pastores da vizinhança juntos tinham que rolar a pedra que cobria a abertura do poço para conseguir extrair sua água.
O poço fora propositadamente coberto com uma enorme pedra pois, àquela época, todas as outras fontes de água da cidade estavam contaminadas, e a cidade inteira dependia deste poço de água. Assim, os habitantes decidiram colocar uma pedra na boca do poço, para limitar o acesso. Só seria possível obter água em determinados momentos, depois da rocha ter sido removida através dos esforços unidos de todos os pastores.
Yaacov perguntou aos pastores:
"Vocês conhecem Lavan?" Eles apontaram para uma jovem que se aproximava com suas ovelhas: "Esta é a filha de Lavan, Rachel," disseram a Yaacov.
Enquanto conversavam, Rachel surgiu, com o rebanho de Lavan. Elohim enviou Rachel, para que se encontrasse com Yaacov, uma vez que estava destinada a ser seu par.
Em certos casos, a predestinada esposa viaja para encontrar o marido. Em outros, o marido viaja para encontrá-la. Não importa de que maneira isso aconteça, eles devem encontrar-se, se assim foi decretado pelo Céu.


Uma história: A princesa e o mendigo

O rei Salomão (Shelomô) tinha uma filha de inigualável beleza. Ele previu que o futuro cônjuge seria um pobre, da classe mais miserável e destituída de todos os bens materiais.
Salomão ordenou que um castelo fosse construído numa ilha distante, e que sua filha fosse levada para lá. Cercou o castelo com setenta guardas armados, trancou todas as entradas, e mandou os soldados permanecerem em estado de alerta dia e noite para que ninguém entrasse. O rei disse: "Deixe-me ver como Elohim guia o mundo!"
Numa cidade longínqua, um pobre perambulava a pé no meio da noite. Estava faminto, sedento, descalço, e não tinha um lar onde passar a noite. De repente, percebeu num campo a carcaça de um touro. Feliz por ter encontrado um local para abrigar-se do frio, o homem acomodou-se, encolhido entre as costelas, cobriu-se com a pele, e logo adormeceu.
Uma gigantesca ave de rapina investiu e arrebatou a carcaça, carregando-a pelo céu em direção ao oceano. A ave de rapina voou até o topo do castelo da ilha, pousou a carcaça com o homem dentro, devorou a carne sobre a carcaça e voou.
No dia seguinte, quando a moça estava em seu passeio matinal, admirou-se ao encontrar um homem. Perguntou-lhe quem era e como chegara lá, a despeito dos guardas postados ininterruptamente junto aos portões.
"Sou um judeu da cidade de Aco," esclareceu-lhe, "e uma ave de rapina trouxe-me até aqui." Ela convidou-o a entrar no castelo, deu-lhe comida e roupas, e conversaram. Ela descobriu que ele era um sofêr (escriba), e um homem estudado. Quando perguntou-lhe se queria casar-se com ele, concordou de boa vontade. O rapaz não tinha pena e tinta para escrever o contrato matrimonial, por isso cortou-se e escreveu o contrato com seu próprio sangue, dizendo: "Os anjos Gavriel e Michael são nossas testemunhas."
O tempo passou, e a moça ocultou a presença do marido, temendo que seu pai pudesse opor-se ao matrimônio. Um dia, porém, os guardas ouviram o inconfundível choro de um bebê no castelo. Vasculharam o castelo, encontrando o marido e filho. Os guardas ficaram mortalmente pálidos, com medo da ira real. Enviaram-lhe uma mensagem, apressando-o a ir para a ilha. O rei Salomão embarcou num navio e navegou com destino à ilha, para visitar sua filha.
"Nosso mestre, o rei!" - suplicaram-lhe os guardas. "Não nos puna pelo ocorrido, pois não somos culpados!"
Salomão chamou sua filha e o marido, que lhe mostrou o contrato matrimonial que escrevera. Salomão inquiriu-o a respeito de sua família e cidade de origem, e compreendeu que este era o homem que havia sido predestinado à sua filha. Cheio de júbilo, Salomão gritou: "Bendito é o Todo Poderoso que para sempre une o marido à sua esposa, que são destinados um ao outro!"


O encontro de Yaacov com Rachel

Yaacov aproximou-se do poço para ajudar sua prima Rachel a dar de beber às ovelhas. Mas o poço estava coberto por aquela rocha enorme. Yaacov não pediu ajuda a ninguém. Apesar de estar cansado pela viagem e fraco por ter estudado na yeshivá de Êver durante catorze anos, sua força era maior do que a de todos os pastores juntos. Rolou a enorme pedra, sozinho, com a mesma facilidade com que alguém retira a tampa de uma garrafa. Imediatamente, a água do poço aflorou e transbordou, irrigando todos os campos. A chegada de Yaacov trouxe bênção para a cidade.
Yaacov ajudou Rachel a dar água às ovelhas. Apresentou-se a ela dizendo: "Sou seu primo, minha mãe é irmã de seu pai."
Yaacov percebeu que o fato das águas do poço terem subido à tona era um sinal de Elohim indicando que Ele enviou-lhe seu par.
Os pastores observaram como Yaacov (que consideravam um estrangeiro, não sabendo que era primo de Rachel) aproximou-se de Rachel e beijou-a.

Eles olharam fixamente, e admiraram-se: "Ele veio aqui para ensinar-nos imoralidade?" - escarneceram.
Yaacov chorou. Ficou magoado por ter sido falsamente acusado de pensamentos impuros com o beijo, que fora motivado exclusivamente por motivos espirituais, significando uma saudação a um parente. Ele chorou, contudo, também por uma razão mais profunda: porque naquele momento, o Ruach Hacôdesh, o espírito da profecia, pairou sobre Yaacov, e ele previu que Rachel morreria jovem, e não seria enterrada junto com ele. Além disso, Yaacov chorou porque chegara à casa de Lavan de mãos vazias. Lembrava-se muito bem de que Eliêzer trouxera dez camelos carregados de preciosos bens quando foi encontrar uma esposa para Yitschac. Yaacov temia que Lavan se recusasse a dar sua filha a um pobre, e portanto toda a viagem teria sido em vão.
Yaacov explicou a Rachel o propósito de sua vinda à casa de Lavan e perguntou-lhe: "Quer se tornar minha esposa?"
"Sim," respondeu Rachel, "mas meu pai Lavan enganará você. Todos sabem que ele é um trapaceiro. Tentará dar-lhe minha irmã mais velha, Lea, no meu lugar."
"Não se preocupe," tranquilizou-a Yaacov. "Elohim me ajudará. Vamos agora combinar sinais que você transmitirá quando eu lhe pedir uma prova de que é Rachel." E ele lhe disse algumas coisas que somente ela saberia. Yaacov ensinou a Rachel, para que utilizassem como sinais, as três mitsvot que pertencem especificamente às mulheres: separar uma porção da massa (chalá), pureza familiar e acender as velas de Shabat.

Rachel correu para casa e informou seu pai Lavan. "Um primo nosso que é neto de Avraham chegou."
Lavan era um homem malvado. Pensou: "A família de Avraham é muito rica. Este primo certamente deve ter trazido objetos muito valiosos. Deve ter ouro, prata e pérolas. Vou tomá-los dele."
Lavan correu para fora. Ao ver Yaacov parado junto ao poço, perguntou a si mesmo: "Onde estão seus camelos e servos? Por que está aqui sozinho? Bem, provavelmente tem pilhas de ouro e prata em seu cinturão."
Lavan abraçou Yaacov, fazendo crer que estava muito contente com a chegada de seu parente. Mas, sem que Yaacov percebesse, secretamente, apalpou com a ponta dos dedos para ver quanto dinheiro Yaacov levava no cinturão por debaixo da roupa. Mas não conseguiu achar nenhum cinturão com dinheiro.
"Como pode ser?" - pensou Lavan. "Onde ele guarda o dinheiro? Talvez esteja escondendo pedras preciosas na boca?"
Lavan beijou Yaacov como demonstração de amizade. Na verdade, estava tentando sentir se Yaacov tinha alguma gema na boca. Mas a boca de Yaacov nada continha além de seus dentes e sua língua.
Yaacov explicou a Lavan:
"Saí de casa sozinho, sem servos ou camelos porque fugi de meu irmão Essav, que queria me matar. No caminho, o filho de Essav, Elifaz, correu atrás de mim e roubou todo meu dinheiro."
O mau e avarento Lavan ficou desapontado por Yaacov ser tão pobre. "Apesar de tudo, deixá-lo-ei ficar em minha casa por ser meu parente", disse ele.


O Midrash nos conta: Como Yaacov foi perseguido ao deixar Charan

Yaacov deixou Charan secretamente a fim de fugir de seu irmão Essav. Este, porém, escutou a notícia da partida de Yaacov. Ordenou a seu filho Elifaz que perseguisse e matasse Yaacov, por ter-lhe roubado as bênçãos.
Essav persuadiu Elifaz: "Meu filho, se você matar Yaacov, recuperará o direito da primogenitura!" Contudo, Elifaz hesitou e pediu a opinião de sua mãe Ada: "Meu filho," aconselhou-o, "não tente matar Yaacov. Ele é mais forte que você e o matará. Se seu perverso pai não temesse que Yaacov pudesse matá-lo, ele mesmo poderia persegui-lo, em vez de delegar-lhe essa missão!"
Ainda assim, Elifaz não ousava ignorar completamente as ordens do pai. Perseguiu Yaacov e atacou-o; porém não o matou. Uma vez que Elifaz crescera sob a tutela de seu avô Yitschac, não levantaria as mãos contra Yaacov. Em vez de matá-lo, roubou-o, despojando-o de todas suas posses. Isto porque um pobre é comparado a um morto. Ele até despiu Yaacov, deixando-o miserável e nu.
Yaacov imergiu no rio e clamou por Elohim. Imediatamente, apareceu um cavaleiro. Galopando em seu corcel, queria atravessar o rio; mas caiu na água e afogou-se. Yaacov pegou as roupas do homem recém-falecido, lavou-as no rio e vestiu-as.


Yaacov pede a mão de Rachel e recebe Lea

Yaacov cuidou das ovelhas de Lavan durante o mês que permaneceu na casa como hóspede. Então Lavan lhe perguntou: "Que pagamento você quer para trabalhar para mim?"
Yaacov respondeu: "Tens duas filhas; Lea e Rachel. Dá-me sua filha mais nova, Rachel, por esposa. Trabalharei por ela durante sete anos."
Lavan concordou, mas apenas da boca para fora. Pensou: "Depois que os sete anos de serviço terminarem, dar-lhe-ei Lea como esposa."
Quando chegou o dia do casamento, Lavan disse à sua filha mais velha, Lea:
"Quero que você se case primeiro. Vista-se como noiva. Quando Yaacov descobrir que você é Lea, será tarde demais. Já estará casado!"
Lavan convidou todo os habitantes de Charan para uma grande e alegre festa de casamento.
Rachel sabia do plano malvado de seu pai Lavan. Pensou: "Será que eu deveria mandar uma mensagem para Yaacov para que fique sabendo que meu pai o está enganando? De qualquer modo, Yaacov vai descobrir a verdade, pois fará a Lea as perguntas para as quais me deu as respostas. Ela não as saberá e então Yaacov descobrirá que Lavan o enganou, dando-lhe a noiva errada.
"Como Lea vai ficar envergonhada quando Yaacov descobrir que ela não é a noiva que ele quer!"
Rachel se apiedou da irmã e não quis que ela sofresse tamanha humilhação. Por este motivo, transmitiu a Lea a informação secreta que Yaacov havia lhe confiado. Raquel era uma verdadeira tsadeket! Estava disposta a desistir de seu futuro marido e deixar sua irmã casar com ele; tudo para poupar Lea da vergonha. Na verdade, podemos aprender com Rachel quão cuidadosos devemos ser para evitar que alguém envergonhe outra pessoa.

O casamento foi alegre. Yaacov não descobriu o truque porque Lea usava um véu e soube dar todas as respostas às suas perguntas. Yaacov só descobriu a trama na manhã seguinte. Ficou muito zangado com Lavan. "Por que você me enganou?" - perguntou-lhe. "Havíamos combinado claramente que eu casaria com Rachel!"
"Em Charan é nosso costume casar primeiro a filha mais velha e depois a mais nova," desculpou-se o perverso Lavan. "Dar-lhe-ei Rachel como esposa daqui a uma semana, só que trabalhará para mim durante mais sete anos."
Uma semana depois, Yaacov casou-se com Rachel.
Por que Elohim permitiu que Lavan levasse a cabo seu ardiloso plano para enganar Yaacov? Elohim quis recompensar Lea tornando-a esposa de Yaacov, porque durante muitos anos ela implorou a Elohim para que pudesse se casar com um tsadic.
Essav e Yaacov nasceram ao mesmo tempo em que as duas filhas de Lavan. Lavan e Yitschac corresponderam-se, combinando que o filho mais velho de Yitschac seria destinado à filha mais velha de Lavan, e o filho mais novo à filha mais nova. Quando Lea cresceu, indagou: "Que tipo de homem é Essav?"
"É um ladrão e assaltante," disseram-lhe.
Lea desabafou o coração a Elohim, suplicando-lhe que deixasse tornar-se esposa de um tsadic. Enquanto rezava, chorava tanto que seus olhos intumesceram.

Quão poderoso é o efeito da oração! As preces de Lea não apenas ocasionaram que ela se casasse com Yaacov em vez de Essav, porém mais que isto: ela casou-se com ele antes mesmo que sua irmã!
"Como você pôde fingir ser Rachel e responder-me quando chamei seu nome?" - perguntou Yaacov com raiva de Lea.
Ela replicou: "Sou sua aluna. Aprendi com você como fazê-lo. Você não foi até seu pai, vestido como Essav, e quando seu pai chamou-o de Essav, você respondeu? Apenas imitei-o." Na resposta estava implícito: "Assim como você agiu fraudulentamente com intenções nobres, sabendo que este era o passo correto a dar, assim também o fiz."
Apesar de Lavan tê-lo enganado, Yaacov continuou a servi-lo pelos próximos sete anos com o mesmo trabalho duro e honestidade com que servira antes. Ele não era como a maioria das pessoas, que começam um novo emprego com entusiasmo, mas depois ficam negligentes. O último ano de serviço de Yaacov foi realizado com a mesma dedicação e vigor que o primeiro. De fato, Yaacov cumpria suas obrigações como pastor a tal nível de perfeição que durante todos os catorze anos de trabalho, nem uma vez se deitara para dormir uma noite inteira.
Enquanto pastoreava o rebanho, tinha tempo para dirigir seus pensamentos a Elohim. Durante aquele período, compôs muitos capítulos do livro de Tehilim (Salmos), tornando-se um dos autores deste livro. Ulteriormente, as canções que Yaacov compôs foram esquecidas, e escritas novamente numa época posterior pelo rei David.


As mulheres de Yaacov dão à luz onze filhos

Assim que Lea casou-se com Yaacov, Elohim imediatamente deu-lhe filhos, mas Rachel teve que esperar sete anos pelo seu primeiro filho.
Lea deu à luz quatro filhos homens, um após o outro: Reuven, Shimon, Levi e Yehudá. Enquanto isso, Rachel estava muito preocupada por não ter filhos.
Rachel pensou: "Por que minha irmã dá à luz, enquanto eu, não tenho filhos? Deve ser porque ela é mais virtuosa que eu!"
Disse a Yaacov: "Dê-me filhos, ou morrerei!"
Yaacov repreendeu-a: "Sua afirmação não é verdadeira. Mesmo que você tenha filhos, não obstante um dia morrerá."
Rachel respondeu: "Referia-me à morte espiritual. A não ser que tenha filhos seus e ajude a construir a nação judaica, perderei minha porção no mundo vindouro! Reze por mim!"
Yaacov zangou-se com suas palavras e respondeu: "Acaso estou no lugar de Elohim, que negou-lhe filhos? Por que você me pede para rezar? Reze a Elohim você mesma! Tenho filhos. É a você que Elohim os negou!"
 Elohim não concordou com a resposta de Yaacov e o censurou: "É esta a maneira apropriada de falar com uma mulher estéril angustiada?"
Rachel argumentou: "Seu avô Avraham, apesar de já ter um filho de outra mulher, Hagar, rezou para que Sara fosse abençoada com filhos!"
"É verdade. Mas você faria o que minha avó Sara fez? Traria outra mulher para dentro de casa?"
"Concordo em dar-te minha criada Bil'há como esposa, se eu for abençoada com filhos em mérito deste ato."
Bil'há era filha de Lavan com uma concubina. Quando Yaacov casou-se com Lea e Rachel, Lavan deu-lhe também outras duas filhas suas para servirem-nas. Para Rachel, deu Bil'há, sua filha mais velha; e para Lea deu Zilpá, sua filha mais nova. Todas as quatro, Lea, Rachel, Bil'há e Zilpá eram irmãs.
Yaacov aceitou a idéia de Rachel. Libertou Bil'há de seu status de criada, concedendo-lhe pleno status de uma esposa, e então casou-se com ela.
Bil'há deu à luz dois filhos, um após o outro, Dan e Naftali.
Quando Lea viu que ela não teve mais filhos, pediu a Yaacov que se casasse com Zilpá, a quem Lavan tinha lhe dado como criada.
Zilpá deu à luz dois filhos, um após o outro, Gad e Asher.
Depois do nascimento de Asher, Lea teve mais três filhos, um após o outro, Yissachar e Zevulun, e uma menina, Dina.
Quando Lea estava grávida do sétimo filho, orou a Elohim: "Mestre do Universo! Sei que doze tribos nascerão de Yaacov. Já tenho seis filhos, Bil'há e Zilpá deram à luz quatro. Se esta criança for um menino, a porção de minha irmã Rachel na nação judaica será de apenas um filho, menos que a cota das criadas!" Em consequência de sua prece, Elohim mudou o sexo da criança que ela carregava de masculino para feminino. Ao nascer-lhe uma filha, Lea chamou-a de Dina, aludindo ao fato de que ela pronunciara julgamento sobre si mesma, e decidira que esta criança deveria ser uma menina (Dina vem de din, julgamento.)
Rachel implorara persistentemente a Elohim para que lhe conceda um filho, desde que Yaacov censurou-a. Yaacov, Lea, Bil'há e Zilpá uniram-se a ela em suas preces. Em Rosh Hashaná, o Dia da Lembrança, quando Elohim examina os registros de cada ser humano, Elohim julgou Rachel e decretou que era merecedora de ter um filho.
Quando este nasceu, Rachel afirmou: "Elohim removeu minha desgraça. Até agora, as pessoas insultavam-me, dizendo: 'Se ela fosse realmente virtuosa, teria filhos!'". Chamou-o de Yossef, pois sabia, através de profecia, que mais um filho nasceria, para completar o número de tribos. Portanto, exclamou: "Possa o último a ser acrescido nascer de mim!' (Yossef vem do radical hossif / acrescentar.)
Na próxima parashá, Rachel terá mais um filho, que se chamará Binyamin.


Lea: Reuven, Shimon, Levi, Yehudá, Yissachar, Zevulun e Dina.
Rachel: Yossef e Binyamin
Bil'ha: Dan e Naftali
Zilpá: Gad e Asher 


O significado dos nomes dos filhos de Yaacov

REUVEN - Lea afirmou: "Elohim viu minha aflição, pois agora meu marido me amará." (Reuven deriva da palavra reê / ver).
SHIMON - Lea disse: "Elohim ouviu que sou odiada, e assim também me deu este." (O nome Shimon deriva do radical shamá / ouviu.)
Quando o terceiro filho de Lea nasceu, uma voz celestial é que proclamou: "O nome dele será LEVI!". Levi significa: "Seus descendentes serão premiados por Elohim com os vinte e quatro presentes do sacerdócio!" Lea, porém, explicou o nome como significando: "Agora meu marido ligar-se-á a mim." (Levi é aqui derivado de liva / ligado.)
YEHUDÁ - Quando Lea deu à luz a seu quarto filho, exclamou: "Agora devo louvar Elohim!" Sabia que Yaacov geraria doze tribos. Acreditava que cada uma das quatro esposas tinha uma cota equivalente, e lhe daria três filhos. "Agora, contudo, Elohim me deu um quarto filho, o que é mais que minha cota!" Assim, ela chamou-o de Yehudá, que demonstra gratidão: "Agora louvarei e agradecerei Elohim!" (Yehudá vem do radical hodaá / agradecimento.)
DAN - filho de Bil'há recebeu seu nome de Rachel, que afirmou: "Elohim julgou-me (dan significa julgar) e achou que não sou merecedora de filhos; porém agora Ele ouviu-me e deu-me um filho através de minha criada!"
NAFTALI - filho de Bil'há também recebeu seu nome de Rachel, que disse: "Ofereci preces a Elohim (Naftali vem do radical tefilá / prece), que agradaram-no. Minhas orações foram aceitas e respondidas como as de minha irmã." Rachel proclamou que foi agraciada com este filho (através de Bil'há) por causa de suas preces constantes.
GAD - filho de Zilpá, foi chamado assim por Lea, que afirmou: "Boa sorte veio ao mundo!" (gad significa mazal, sorte). Ela viu profeticamente que Gad terá êxito em assuntos bélicos, e assim ajudaria a todas as outras tribos.
Zilpá deu à luz a mais um filho que recebeu o nome ASHER, pois Lea exclamou: "Afortunado é aquele que tem um filho como este!" (Asher vem da raiz ashrê / afortunado).
Apesar de todas as matriarcas terem vivido em prol da construção das tribos de Israel, Lea demonstrou uma vontade grande para contribuir com seu máximo e empenhou-se em aumentar o número de filhos a nascerem dela. Como recompensa, Elohim deu-lhe mais dois filhos.
YISSACHAR - cujo nome significa: "Elohim recompensou-me por Ter dado minha criada a meu marido." (Yissachar vem de sachar / recompensa) e ZEVULUN, que significa: "De agora em diante, o lar de meu marido será comigo, uma vez que tenho tantos filhos quanto as outras esposas juntas!" (Zevulun deriva de zevul / local de moradia.)


Lavan tenta enganar em seu pagamento

Depois que Rachel deu à luz Yossef, Elohim ordenou a Yaacov: "Volte para Terra de Israel."
Yaacov pediu a Lavan: "Dê-me permissão para partir com minhas mulheres e filhos."
"Por que," perguntou Lavan, "quando seus outros filhos nasceram, você não mencionou nada sobre partir, mas agora, após o nascimento de Yossef, você deseja partir?"
"Porque," replicou Yaacov, "Sei que Yossef tem o poder de superar Essav. Portanto, agora estou apto a partir e enfrentar meu irmão."
Lavan replicou: "Primeiro diga-me qual o salário que devo lhe pagar. Você trabalhou para mim durante vinte anos, dos quais, catorze por Rachel e Lea. Portanto, devo-lhe o pagamento correspondente a seis anos extras durante os quais você guardou minhas ovelhas. Quanto lhe devo?"
Yaacov respondeu: "Deixe-me levar todas as cabras que nascerem com manchas no pêlo e todas as ovelhas que nascerem de cor marrom."
"Muito bem!", pensou Lavan, "Yaacov certamente ficará com poucas ovelhas e cabras por servir-me durante seis anos.'
Mas uma coisa estranha aconteceu! Naquele ano, quase todas as novas cabras nasceram manchadas e quase todas as ovelhas tinham a cor marrom! Elohim fez com que Yaacov obtivesse o pagamento que merecia.
Um anjo de Elohim apareceu a Yaacov em sonho, mostrando-lhe como cabritos e carneiros nascem com as marcas que a pessoa deseja. Yaacov sobrepujou Lavan, usando bastões descascados e raiados, induzindo as mães a darem à luz carneiros deste tipo.
Lavan ficou com inveja ao ver a quantidade de animais que Yaacov tinha.
"Cometi um erro", disse a Yaacov. "Na verdade, queria os recém-nascidos manchados e marrons para mim. Escolha outra recompensa."
"Se assim você prefere," disse Yaacov, "Ficarei com todos os animais que nascerem com listas brancas em seus corpos."
"Muito bem, que seja este seu pagamento," concordou Lavan.
Daí em diante, quase todos os animais que nasceram tinham listras brancas.
Lavan ficou irritado. "Este acordo foi um equívoco," disse ele para Yaacov. "Vamos mudá-lo."
Lavan mudou de opinião cem vezes porque queria enganar Yaacov em seu pagamento. Mas Elohim ajudou Yaacov. No final, Yaacov tornou-se muito rico, apesar dos planos maldosos de Lavan


Yaacov foge da casa de Lavan

Yaacov percebeu que Lavan não o deixaria levar suas esposas de volta a Êrets Yisrael. Portanto, Yaacov esperou, até o dia que Lavan viajou por três dias.
Então, com suas esposas e filhos, deixou a casa levando consigo todos seus pertences.
Antes de partir, Rachel entrou no quarto de seu pai, Lavan, e juntou todos os seus ídolos. "Deixe-me tirá-los daqui," pensou ela, "assim ele não mais poderá adorá-los."
Logo Lavan ficou sabendo que Yaacov e suas filhas haviam fugido secretamente e ficou furioso.
"Vou persegui-los e castigá-los," pensou.
Mas Elohim apareceu a Lavan num sonho e o advertiu: "Não se atreva a fazer qualquer mal a Yaacov!"
Lavan logo alcançou Yaacov e o repreendeu: "Por que escapaste em segredo de minha casa?"
"Temia que não deixasse levar minhas esposas comigo." explicou Yaacov.
Lavan também perguntou: "Por que roubaste meus ídolos?"
Yaacov não tinha a menor idéia de que Rachel havia levado os ídolos do pai e respondeu: "Pode procurar em todos meus pertences! Não pegamos nada seu."
Lavan começou a procurar seus ídolos. Rachel os havia escondido na sela de seu camelo. Quando o pai foi procurar em seus pertences, ela sentou-se sobre o camelo e desculpou-se: "Sinto muito, desculpe-me por não me levantar para você. Não me sinto muito bem."
Lavan procurou e procurou, mas não achou seus ídolos.
Yaacov ficou irado com Lavan e o repreendeu: "Eu lhe disse que não pegamos nada seu. Porque não acredita em mim? Por que insiste em revistar nossos pertences? Você bem sabe quão fielmente guardei suas ovelhas durante vinte anos e quão duro trabalhei, dia e noite, para ter certeza de que seus rebanhos estavam em perfeita segurança. O sol me castigava durante o dia e à noite o frio gelado me fazia tremer. Mas nunca deixei suas ovelhas sozinhas. Nenhuma só vez deixei que um leão ou lobo arrebatassem uma de suas ovelhas. Mesmo assim, você continuou me enganando no salário. Se não fosse pela ajuda de Elohim, eu teria deixado sua casa de mãos vazias, sem dinheiro nem animais."
Lavan sabia que Yaacov falava a verdade, por isso tentou acalmá-lo. "Não te preocupes," desculpou-se Lavan. "Quando saí em seu encalço, não tencionava fazer dano algum a suas mulheres e seus filhos. Afinal de contas, são minhas filhas e netos. Eu os segui apenas para ver minhas filhas e netos, para beijá-los e me despedir deles. Agora, selemos um tratado de amizade."
Naturalmente, Lavan, o trapaceiro, inventou esta desculpa para encobrir suas más intenções. Quando correu atrás de Yaacov, na realidade tinha em mente destruir a família inteira, incluindo suas próprias filhas. Mas como Elohim o prevenira para que não se atrevesse a fazer-lhes mal, ele nada podia fazer a não ser fingir que queria fazer um tratado de amizade.
Yaacov concordou em fazer um acordo com Lavan.


Yaacov e Lavan fazem um acordo de amizade

Yaacov levantou uma enorme pedra sem ajuda (Yaacov era um homem muito forte) e colocou esta pedra como um pilar. Virando-se para os filhos, Yaacov então ordenou: "Juntaremos também muitas pedras e faremos uma pilha."
Juntaram uma quantidade de pedras e puseram-nas em forma de monte junto ao pilar, formando, além do pilar, uma pilha de pedras.
Depois de comerem ao lado das pedras empilhadas, Yaacov e Lavan se levantaram e prometeram um ao outro: "O pilar e a pilha de pedras serão testemunhas para sempre, e nos farão lembrar, a nós e nossos filhos, para que nunca façam mal uns aos outros. Se algum de nós ou de nossos descendentes viajar para a terra do outro com intenção de fazer mal, passará defronte ao pilar e pela pilha de pedras no caminho. Elas serão lembretes de nosso acordo de amizade."
Lavan então voltou para sua casa em Charan, enquanto Yaacov viajou para Terra de Israel.


Anjos vão ao encontro de Yaacov quando ele entra em Israel

Quando Yaacov e sua família entraram em Israel, notaram um grupo de homens marchando ao seu encontro. Yaacov ficou com medo. Seria por acaso o exército de Essav? Ou teria Lavan mandado um grupo de pessoas para prendê-lo? Mas quando eles chegaram mais perto, Yaacov percebeu que era um grupo de anjos sagrados enviados por Elohim. Elohim mandara anjos para proteger Yaacov de seus inimigos em Israel. Os anjos que o acompanharam fora de Israel agora iam embora.
Yaacov estava feliz porque Elohim o estava protegendo, especialmente agora que se aproximava de seu irmão Essav, a quem ainda temia.
Por que Yaacov mereceu uma recepção tão grande das hostes celestiais?
Yaacov passou vinte anos inteiros na casa de Lavan, o feiticeiro e idólatra, que estava na fonte de todos os poderes de impureza e escuridão daquela época. A despeito da predominante atmosfera de impureza, Yaacov sobrepujou completamente o mal, mesmo na casa de Lavan. Quando retornou, era o mesmo homem virtuoso de quando partira, espiritualmente perfeito. Por isso, foi recebido pelas hostes da Divindade.
Mais tarde, Yaacov testemunhou acerca de si mesmo: "Morei com Lavan, porém mesmo assim cumpri todas as seiscentas e treze mitsvot!"
Por sua extraordinária realização, Yaacov certamente mereceu a honra de ser bem-vindo por dois grupos de anjos!


Shabat Shalom!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário